Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25220

Title: Habitar a escola? Relexões sociólogicas sobre o principio da ordem hierárquica e o principio da ordem convivencial na escola secundária portuguesa
Authors: Resende, José Manuel
Editors: Resende, José Manuel
Martins, Alexandre
Delaunay Gomes, Catarina
Dionísio, Bruno
Caetano, Pedro
Keywords: Socialização Política
Escola, Arena Publica
Issue Date: 2011
Citation: RESENDE, José Manuel. Habitar a escola? Relexões sociólogicas sobre o principio da ordem hierárquica e o principio da ordem convivencial na escola secundária portuguesa. In: José Manuel Resende, Alexandre Cotovio Martins, Bruno Dionisio, Cataria Delaunay, Pedro Caetano. (Org.). Pluralidades públicas do público? Controvérsias em educação, saúde e nos modos de ser solidário. 1ed.Portalegre: Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação do IP, 2011, v. , p. 171-203.
Abstract: As Sociedades Modernas são politicamente edificadas com o apoio de dois dispositivos fundamentais para a sua constituição. De um lado aparece a narrativa da liberdade e do outro lado surge a narrativa da disciplina. As oscilações da importância destas duas narrativas ao longo de todo o século XIX na Europa são a prova do intenso debate ideológico alimentado por filósofos políticos, cientistas, jornalistas e pela elite política. A discussão política à volta do alargamento das liberdades cívicas e da constituição dos direitos políticos e sociais é mais intensa nas sociedades economicamente mais avançadas, mas não deixa de estar presente nas sociedades que não ousam colocar o progresso no centro das preocupações políticas. Na sociedade portuguesa, as composições da modernidade política, as suas mutações no tempo e no espaço, a formação de bens públicos e o reconhecimento público do imperativo do alargamento do acesso a estes bens – escolarização, saúde, segurança social, justiça, segurança pública na sua aceção mais alargada – a todos os indivíduos, têm contribuído para a gestação histórica de controvérsias com amplitudes diferenciadas. Esta obra visa lançar um espaço de debate e análise aberto e profundo sobre estas temáticas.
URI: http://legado.ipportalegre.pt//html1/Cat%c3%a1logo%20IPP/livro_c3i_pluralidades.htm
http://hdl.handle.net/10174/25220
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resende, J. M. (2011). Notas de Abertura & Habitar a escola.pdf9.3 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
14.jpg29.71 kBJPEGView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois