Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/25128
|
Title: | Itinerários à luz da Sociologia Pragmática: o que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar |
Authors: | Resende, José Manuel Dionísio, Bruno |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | RESENDE, José Manuel; DIONISIO, B. M. . Itinerários à Luz da Sociologia Pragmática: o que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar. Revista Terceiro Milênio, v. 6, p. 23-40, 2016. |
Abstract: | Este texto traça um roteiro do processo de escolarização em Portugal, de suas políticas e atores, através de um itinerário de pesquisas que teve início em finais dos anos 1990 e que anima em grande medidao programa sociológico dos seus autores atualmente. Privilegiando as metamorfoses da profissão docente, num arco temporal alargado (de 1926 até hoje), mobiliza-se uma diversidade de projetos e de dados de campo coletados a partir de diferentes registros (inquérito, entrevista, documentação, observação direta) para dar conta dos mundos compósitos da atividade docente. Focando a análise no trabalho de qualificação de si, dos outros e dos problemas que os interpelam, enfatizam-se as operações críticas que os professores realizam para engrandecer suas concepções (justas) sobre a escola e os regimes de envolvimento que acionam para se ajustarem às situações mais ou menos controversas davida escolar. Através desse olhar pragmático atento às diferentes tessituras do comum na escola, pretende-se ilustrar a pluralidade de mundos que compõem a escola pública contemporânea. |
URI: | https://run.unl.pt/bitstream/10362/43287/1/Resende_Jos_Dion_sio_Bruno_2017_._Itiner_rios_luz_da_Sociologia_Pragm_tica._O_que_os_lugares_comuns_trazem_comunalidade_escolar.pdf http://hdl.handle.net/10174/25128 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|