Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25128

Title: Itinerários à luz da Sociologia Pragmática: o que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar
Authors: Resende, José Manuel
Dionísio, Bruno
Issue Date: 2016
Citation: RESENDE, José Manuel; DIONISIO, B. M. . Itinerários à Luz da Sociologia Pragmática: o que os lugares comuns trazem à comunalidade escolar. Revista Terceiro Milênio, v. 6, p. 23-40, 2016.
Abstract: Este texto traça um roteiro do processo de escolarização em Portugal, de suas políticas e atores, através de um itinerário de pesquisas que teve início em finais dos anos 1990 e que anima em grande medidao programa sociológico dos seus autores atualmente. Privilegiando as metamorfoses da profissão docente, num arco temporal alargado (de 1926 até hoje), mobiliza-se uma diversidade de projetos e de dados de campo coletados a partir de diferentes registros (inquérito, entrevista, documentação, observação direta) para dar conta dos mundos compósitos da atividade docente. Focando a análise no trabalho de qualificação de si, dos outros e dos problemas que os interpelam, enfatizam-se as operações críticas que os professores realizam para engrandecer suas concepções (justas) sobre a escola e os regimes de envolvimento que acionam para se ajustarem às situações mais ou menos controversas davida escolar. Através desse olhar pragmático atento às diferentes tessituras do comum na escola, pretende-se ilustrar a pluralidade de mundos que compõem a escola pública contemporânea.
URI: https://run.unl.pt/bitstream/10362/43287/1/Resende_Jos_Dion_sio_Bruno_2017_._Itiner_rios_luz_da_Sociologia_Pragm_tica._O_que_os_lugares_comuns_trazem_comunalidade_escolar.pdf
http://hdl.handle.net/10174/25128
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resende_Jos_Dion_sio_Bruno_2017_._Itiner_rios_luz_da_Sociologia_Pragm_tica._O_que_os_lugares_comuns_trazem_comunalidade_escolar.pdf414.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois