Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24983

Title: O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita.
Authors: Resende, José Manuel
Gouveia, L.
Beirante, D.
Issue Date: 2016
Citation: RESENDE, José Manuel; GOUVEIA, L. ; BEIRANTE, D. . O mandato docente em face das reconfigurações do sistema de ensino: tensões, mal-estar e dilemas no quadro de uma instituição escolar compósita. Portugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologia. 30ed.Lisboa: APS, 2016, v. , p. 1-15.
Abstract: 3de 15Palavras-chave: Mandato docente; relação professor-aluno; políticas de proximidade; tensões e dilemasKeywords: Teacher’s mandate; teacher-student relationship; proximity policies; tensions and dilemmas[COM0429]ResumoCom o processo de massificação do sistema educativo, suportado por diretivas políticas orientadas para o objetivo de elevação das qualificações escolares da população (e tendo em vista as necessidades de modernização económica), alunos oriundos de meios social e culturalmente mais diversificados protagonizam trajetos progressivamente mais longos nos sistemas educativos, até patamares de ensino mais elevados no quadro de uma escolaridade obrigatória progressivamente dilatada.Este novo quadro político e social acarreta por sua vez uma profunda complexificação para a atividade docente. Nomeadamente, esta nova composição da população estudantil contém em si o gérmen de novas exigências do ponto de vista da relação pedagógica com os alunos, solicitando um trabalho de proximidade junto de alunos mais distantes da cultura escolar.A partir de um conjunto de dados empíricos recolhidos no âmbito de um projeto de doutoramento, pretende-se abordar, a partir do quadro teórico de Boltanski e Thévenot,algumas das perspetivas, dilemas e tensões que se geram entre os docentes do ponto de vista das exigências relacionais decorrentes dos novos públicos escolares com que os professores se confrontam.
URI: https://historico.aps.pt/ix_congresso/docs/final/COM0429.pdf
http://hdl.handle.net/10174/24983
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
COM0429.pdf523.05 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois