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http://hdl.handle.net/10174/24850
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Title: | Narrativas contemporâneas: paradigmas e discursos em museus de arte contemporânea |
Authors: | Carvalho, Márcia Quintas de |
Advisors: | Rodrigues, Paulo Simões |
Keywords: | Narrativas Contempoâneas Museus Arte contemporânea |
Issue Date: | 5-Jan-2015 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As práticas artísticas contemporâneas que se manifestam a partir da década de 60 do século XX são responsáveis pela afirmação de um novo paradigma artístico. Essa transformação contestou radicalmente a natureza da arte e o papel do artista, bem como a visão evolucionista da história da arte. Neste processo, o museu transforma-se no lugar onde são construídos e instituídos os significados culturais da arte.
A presente dissertação toma como questão central o debate suscitado pelas experiências artísticas contemporâneas e os seus efeitos na teoria e prática museológicas, ou seja, na própria condição do museu. Com este objectivo, abordamos os processos sociais e culturais que conduziram à emergência de um novo paradigma, inserindo-os no debate em torno da modernidade e da pós-modernidade. A análise do contexto português pretende interpretar a afirmação tardia de movimentos artísticos contemporâneos e captar as contrariedades do processo de institucionalização da arte contemporânea em Portugal; Abstract:
Contemporary Narratives
Paradigms and discourses in Contemporary Art Museums
The contemporary artistic practices that have manifested from the 60s are responsible for the emergence of a new artistic paradigm. This transformation radically challenged the nature of art and the role of the artist, as well the evolutionary view of art history. In this process, the museum becomes the place where the cultural meanings of art are built and instituted.
The present dissertation has as central issue the debate raised by the contemporary artistic experiences and their effects on museological theory and practice, in other words, the very condition of the museum. With this aim we address the social and cultural processes that led to the emergence of a new paradigm, inserting them into the debate about modernity and posmodernity. The analysis of the Portuguese context seeks to interpret the late assertion of contemporary artistic movements and capture the contrarieties of the process of institutionalization of contemporary art in Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24850 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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