Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24809
|
Title: | O trabalho colaborativo entre os professores: a percepção de professores do ensino regular e ensino especial em unidades de autismo |
Authors: | Parreira, Sara Marisa Roxo |
Advisors: | Santos, Graça Duarte |
Keywords: | Professor de ensino regular Professor de ensino especial Trabalho colaborativo Perturbação do espectro de autismo Inclusão Teacher regular education Teacher special education Collaborative work Autism spectrum disorder Inclusion |
Issue Date: | 31-Mar-2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objectivo deste estudo é contribuir para a compreensão das opiniões e das percepções acerca das práticas por parte de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (Professores de ensino regular e de ensino especial), relativamente à inclusão educativa de crianças com Perturbação do Espectro de Autismo, na sala de aula. Para esse efeito inquirimos 173 professores, sendo que 88 do ensino especial e 85 do ensino regular, que leccionam em escolas públicas portuguesas. De forma global, os resultados obtidos mostram que existe uma congruência entre as variedades em análise. Verifica-se que a Direcção Regional de Educação ao quais os professores constitui um factor de influência nas ideias e nas práticas no trabalho colaborativo. Também se verificou que os professores com menos de cinco anos de docência apresentam ideias e práticas mais colaborativas, tal como os professores ate os 20 anos de docência; Abstract:
Collaborative work among teachers: the perceptions of regular education teachers and special education in units of autism.
The aim of this study is contribute to the understanding of different opinions and perceptions about practices of the teachers from primary education. (Teachers regular education and special education) concerning the educational inclusion of children with Disturbance Spectrum Autism in the classroom. This study inquired 173 teachers, and 88 special education and 85 regular education who teach in Portuguese public schools. The results show that there is congruence between the varieties in question. It appears that the Regional Direction of Education which teachers is a factor of influence on the ideas and practices of collaborative work. It was also found that teachers under 5 years of teaching have more collaborative practices and ideas than teachers until 20 years of teaching. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24809 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|