Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24658

Title: A importância das condições de aclimatação em operações de repovoamento de coelho-bravo
Authors: Machado, Rui
Santos, Pedro
Editors: Gabilongo, Martin
Issue Date: Nov-2018
Publisher: Editorial Grupo V
Citation: Machado, R., & Santos, P. (2018). A importância das condições de aclimatação em operações de repovoamento de coelho-bravo. Caça e Cães de Caça, 253, 24-27.
Abstract: Os repovoamentos são frequentemente utilizados por conservacionistas e caçadores para tentar recuperar ou reforçar as populações de coelho-bravo. Contudo, a maioria dos investigadores e gestores cinegéticos consideram que esta medida tem geralmente um sucesso reduzido. A alta mortalidade geralmente verificada nos primeiros dias após a libertação dos animais é o principal factor apontado como causa de insucesso. Estudos anteriores, em que os animais foram monitorizados durante uma a duas semanas após a libertação, demonstravam que períodos mais longos de adaptação aumentavam a probabilidade de sobrevivência dos coelhos no curto prazo. Essa informação é suficiente numa óptica de reforço cinegético, em que se colocam os animais no campo para serem caçados no espaço de poucos dias, mas é insuficiente se o objectivo da operação for o reforço de populações. Por essa razão, seguimos os animais o máximo de tempo possível para aferir a sua sobrevivência e comportamento. Com este trabalho conseguimos não só corroborar os resultados de outros autores de que períodos de adaptação mais longos são benéficos para o sucesso de repovoamentos de coelho-bravo mas também mostrar que se esse período for significativamente prolongado aumenta também a probabilidade de sucesso da operação quando se usam coelhos inicialmente não adaptados ao local e à vida em bravio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24658
Type: article
Appears in Collections:MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Machado e Santos (2018)_Operações de repovoamento de coelho-bravo.pdf1.49 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois