Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24644
|
Title: | A automatização da discriminação de letras em espelho: um estudo com alunos do 1º ciclo de escolaridade |
Authors: | Botelho, Alexandre Monte |
Advisors: | Leite, Isabel |
Keywords: | Invariância percetiva Enantiomorfia Competências visuo-percetivas Perceptual invariance Enantiomorphy Visual-perceptual skills |
Issue Date: | 19-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente estudo teve como principal objetivo perceber em que momento da aprendizagem da leitura o processamento da orientação de estímulos em espelho, enantiomorfos (e.g., b-d), se torna automático. Participaram na investigação 60 crianças sem dificuldades na leitura, sendo 20 do 2.º ano de escolaridade, 20 do 3.º ano e 20 do 4.º ano. Os alunos realizaram uma tarefa de priming, na qual tinham que decidir se a sequência de letras do estímulo alvo era ou não uma palavra - tarefa de decisão lexical. Explorou-se o efeito da orientação da letra pela comparação do efeito de priming em 4 condições – controlo, idênticas, espelho e rodadas – no processamento de letras reversíveis e irreversíveis. Os resultados sugerem que o processo de automatização da discriminação da orientação das letras em espelho parece não estar automático ainda no 4.º ano de escolaridade, ao contrário das rotações no plano que são processadas automaticamente logo no 2.º ano de escolaridade; Abstract:
The main objective of the present study was to understand at what point in reading acquisition the processing of the orientation of mirror letters, i.e. enantomorphic stimuli (e.g., b-d) becomes automatic. Sixty children with no reading difficulties were testes: 20 2nd-graders, 20 3rd-graders and 20 4th-graders. The students were tested on a priming task in which they had to decide whether a presented sequence of letters was a word or not– lexical decision task. Orientation processing of letters was explored comparing the priming effects across four conditions – control, identity, mirror and rotated – for reversible and non-reversible letters. The results suggest that orientation discrimination of mirror letters may not be automatized in the 4th-grade, which contrasts to the automatic processing of plane rotations in the 2nd-grade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24644 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|