Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24540

Title: Quinze anos de monitorização das comunidades biológicas do estuário do Tejo no âmbito da construção e funcionamento das ETARs do Portinho da Costa e da Mutela (Concelho de Almada): Experiência adquirida e ensinamentos para futuros casos semelhantes.
Authors: Costa, J.L.
Silva, G.
Medeiros, J.P.
Sá, E.
Tavares, M.J.
Almeida, P.R.
Sousa, A.
Lopes, N.
Freitas, C.
Costa, M.J.
Cabral, H.
Issue Date: 2018
Publisher: APAI, Universidade do Porto
Citation: Costa, J.L.; G. Silva; J.P. Medeiros; E. Sá; M.J. Tavares; P.R. Almeida; A. Sousa; N. Lopes; C. Freitas; M.J. Costa & H. Cabral (2018). Quinze anos de monitorização das comunidades biológicas do estuário do Tejo no âmbito da construção e funcionamento das ETARs do Portinho da Costa e da Mutela (Concelho de Almada): Experiência adquirida e ensinamentos para futuros casos semelhantes. Atas da 7ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI’18) - A Inovação em Avaliação de Impactes. APAI, Universidade do Porto, Porto: 1-13.
Abstract: Desde 2001 que a Câmara Municipal de Almada tem vindo a promover, em colaboração com o MARE, a monitorização ambiental das regiões estuarinas sob influência das ETARs do Portinho da Costa e da Mutela, que vieram substituir efluentes não tratados emitidos sensivelmente nas mesmas regiões. O objetivo deste programa de monitorização consiste em avaliar as principais alterações ocorridas (na maioria dos casos positivas) nos ecossistemas estuarinos dos vários locais, após a entrada em funcionamento de ambas as infraestruturas. Estes 15 anos de estudos das comunidades bentónicas e de peixes locais têm permitido identificar variações nos padrões espácio-temporais destes compartimentos biológicos e identificar quais dessas evoluções podem ser presumivelmente relacionáveis com o funcionamento das infraestruturas e quais derivam provavelmente de flutuações naturais. Nesta comunicação são enunciados os pressupostos do estudo, descritos os delineamentos experimentais e metodologias de tratamento dos dados adotados, apresentados os principais resultados obtidos e discutidas as grandes dificuldades sentidas para cumprir os objetivos estabelecidos. Este conjunto de elementos será analisado numa perspetiva de como a experiência adquirida pode ser útil, no futuro, para casos semelhantes, sobretudo numa ótica da correta identificação dos verdadeiros efeitos infraestruturais e de despiste da influência de outros fatores concorrentes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24540
Type: article
Appears in Collections:BIO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CNAI 18 Costa et al_FINAL.pdf805.84 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois