Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24487

Title: A literatura infantil indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil)
Authors: Sales, Maria da Luz Lima
Advisors: Balça, Ângela
Keywords: Educação multicultural
Escola
Literatura Infantil Indígena
Cultura indígena
Discriminação racial
Multicultural education
School
Indigenous Children's Literature
Indigenous culture
Racial prejudice
Issue Date: 22-Jan-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A pesquisa apresentou como tema central a Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural, em vista de haver no Brasil um contexto de violência e discriminação contra povos indígenas que vivem neste país antes mesmo da colonização em 1500 pelos portugueses. De natureza qualitativa e naturalista, a investigação empregou entrevistas semiestruturadas a discentes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola de Belém (Brasil) no primeiro semestre de 2017, compondo-se basicamente de duas partes e com objetivos diferentes. Para a primeira, intentou-se conhecer, nos alunos, as atitudes e concepções acerca das populações e culturas indígenas, percebendo sua receptividade em relação à cultura e literatura indígenas. Na segunda parte, buscou-se alcançar o nível de conhecimento dos discentes em relação a essa cultura, incentivando maior respeito pelo nativo brasileiro bem como por sua cultura. Empregou-se, além de pesquisa em documentos e observações colhidas em notas de campo, a intervenção em sala de aula, consubstanciada em dez oficinas, nas quais foram aplicadas as histórias da Literatura Infantil Indígena narradas tanto por escritores indígenas como por não indígenas e também inúmeros outros recursos didáticos, como meio de inovar as práticas no ambiente escolar e, assim, minorar atitudes preconceituosas e intolerantes em relação às sociedades indígenas e seu ethos, fazendo com que estas possam ser respeitadas e valorizadas em plenitude. De modo conclusivo, constataram-se pequenas modificações que se constituíram nas concepções dos sujeitoscrianças, em relação à cultura indígena. Tais mudanças, conquanto não serem absolutas, dão indícios de que ações didáticas como esta, junto a um trabalho constante e sistemático sobre a literatura e a cultura indígenas, poderão contribuir sucessivamente para a mudança de atitude da sociedade em relação aos povos indígenas; ABSTRACT: The research presented as a central theme the indigenous children's literature as the means of propagation of the multicultural education, considering the Brazil as context of violence and prejudice against indigenous peoples that live in this country even before the colonization in 1500 by the Portuguese. Of a qualitative and naturalist nature, the investigation used semi structured interviews to students of the fourth year of elementary in a Belem's (Brazil's) school on the first semester of 2017, composing basically of two parts and with different objectives. At first, it was attempted to know on the students the attitudes and concepts about the peoples and indigenous cultures realizing our reality in relationship to the culture and indigenous literature. Second, it was attempted to achieve the level of knowledge of the students in relationship to that culture, encouraging higher respect by the Brazilian native as well as for their culture. Was used, in addition to the research in documents and observations collected in field notes, the intervention in classroom, united on ten workshops in which was applied the histories of children's indigenous literature narrated both as indigenous writers as non-indigenous writers and also a lot of others didactic resources in order to innovate the practices on the scholar environment and so decrease prejudiced attitudes and intolerant in relationship to indigenous societies and their ethos, causing these can be respected and valued in fullness. Conclusively, were found shorts modifications that compose the conceptions of the child-subjects in relationship to the indigenous culture. Such changes, although aren't absolute, indicate didactic actions like this, next to a constant work and systematic about the literature and indigenous culture that may contribute successively for a change of position of the society in relationship to the indigenous peoples.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24487
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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