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http://hdl.handle.net/10174/24487
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Title: | A literatura infantil indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil) |
Authors: | Sales, Maria da Luz Lima |
Advisors: | Balça, Ângela |
Keywords: | Educação multicultural Escola Literatura Infantil Indígena Cultura indígena Discriminação racial Multicultural education School Indigenous Children's Literature Indigenous culture Racial prejudice |
Issue Date: | 22-Jan-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A pesquisa apresentou como tema central a Literatura Infantil Indígena como meio de
promoção da educação multicultural, em vista de haver no Brasil um contexto de violência e
discriminação contra povos indígenas que vivem neste país antes mesmo da colonização em
1500 pelos portugueses. De natureza qualitativa e naturalista, a investigação empregou
entrevistas semiestruturadas a discentes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola
de Belém (Brasil) no primeiro semestre de 2017, compondo-se basicamente de duas partes e
com objetivos diferentes. Para a primeira, intentou-se conhecer, nos alunos, as atitudes e
concepções acerca das populações e culturas indígenas, percebendo sua receptividade em
relação à cultura e literatura indígenas. Na segunda parte, buscou-se alcançar o nível de
conhecimento dos discentes em relação a essa cultura, incentivando maior respeito pelo
nativo brasileiro bem como por sua cultura. Empregou-se, além de pesquisa em documentos e
observações colhidas em notas de campo, a intervenção em sala de aula, consubstanciada em
dez oficinas, nas quais foram aplicadas as histórias da Literatura Infantil Indígena narradas
tanto por escritores indígenas como por não indígenas e também inúmeros outros recursos
didáticos, como meio de inovar as práticas no ambiente escolar e, assim, minorar atitudes
preconceituosas e intolerantes em relação às sociedades indígenas e seu ethos, fazendo com
que estas possam ser respeitadas e valorizadas em plenitude. De modo conclusivo,
constataram-se pequenas modificações que se constituíram nas concepções dos sujeitoscrianças,
em relação à cultura indígena. Tais mudanças, conquanto não serem absolutas, dão
indícios de que ações didáticas como esta, junto a um trabalho constante e sistemático sobre a
literatura e a cultura indígenas, poderão contribuir sucessivamente para a mudança de atitude
da sociedade em relação aos povos indígenas; ABSTRACT:
The research presented as a central theme the indigenous children's literature as the means of
propagation of the multicultural education, considering the Brazil as context of violence and
prejudice against indigenous peoples that live in this country even before the colonization in
1500 by the Portuguese. Of a qualitative and naturalist nature, the investigation used semi
structured interviews to students of the fourth year of elementary in a Belem's (Brazil's)
school on the first semester of 2017, composing basically of two parts and with different
objectives. At first, it was attempted to know on the students the attitudes and concepts about
the peoples and indigenous cultures realizing our reality in relationship to the culture and
indigenous literature. Second, it was attempted to achieve the level of knowledge of the
students in relationship to that culture, encouraging higher respect by the Brazilian native as
well as for their culture. Was used, in addition to the research in documents and observations
collected in field notes, the intervention in classroom, united on ten workshops in which was
applied the histories of children's indigenous literature narrated both as indigenous writers as
non-indigenous writers and also a lot of others didactic resources in order to innovate the
practices on the scholar environment and so decrease prejudiced attitudes and intolerant in
relationship to indigenous societies and their ethos, causing these can be respected and valued
in fullness. Conclusively, were found shorts modifications that compose the conceptions of
the child-subjects in relationship to the indigenous culture. Such changes, although aren't
absolute, indicate didactic actions like this, next to a constant work and systematic about the
literature and indigenous culture that may contribute successively for a change of position of
the society in relationship to the indigenous peoples. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24487 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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