Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24441

Title: Geoquímica de sedimentos lacustres em sistemas com elevadas taxas de sedimentação provocadas por eventos climáticos extremos: estudos de caso na República Dominicana
Authors: Araújo, Joana
Nogueira, Pedro
Fonseca, Rita
Pinho, Catarina
Araújo, António
Keywords: Barragens
Eventos climáticos extremos
Geoquímica
Sedimentos
Issue Date: 2018
Publisher: Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia
Citation: Araújo, J.; Nogueira, P.; Fonseca, R.; Pinho, C.; Araújo, A. (2018). Geoquímica de sedimentos lacustres em sistemas com elevadas taxas de sedimentação provocadas por eventos climáticos extremos: estudos de caso na República Dominicana. X Congresso Nacional de Geologia. Vulcânica, Revista portuguesa de Vulcanologia, vol. II 2018, pp. 45-48.
Abstract: A República Dominicana é caracterizada por um clima tropical húmido, com ocorrência periódica anual de furacões. As albufeiras abordadas neste estudo encontram-se separadas pela cordilheira central da ilha Hispaniola, situando-se a Barragem de Tavera a Norte, e a de Sabana Yegua a Sul. O clima, em associação com a topografia acidentada, representam factores propícios à ocorrência de elevadas taxas de erosão e, consequentemente, elevadas taxas de sedimentação. Este excesso de sedimentação contribui para o assoreamento das albufeiras, sendo responsável pela diminuição da produção de energia eléctrica e do potencial de armazenamento de água. De forma a melhor compreender esta sedimentação, este estudo tem como principal objectivo a caracterização geoquímica dos elementos maiores e em traço dos sedimentos de fundo destas barragens e uma avaliação da sua proveniência, através de um estudo comparativo com os solos das respectivas bacias de drenagem. Pretende-se igualmente determinar a real influência de cada sub-bacia de drenagem no processo de sedimentação destes sistemas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24441
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
ICT - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
J Araújo.pdf335.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois