Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24287

Title: Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica
Authors: Baptista, Fátima
Keywords: estufas
energia
Issue Date: Dec-2018
Citation: Baptista F. 2018. Balanço Térmico de Estufas - Texto de apoio às aulas de Condicionamento Ambiental e de Projectos de Engenharia Agronómica. Universidade de Évora. 13 pp.
Abstract: O microclima de uma estufa está directamente dependente das condições climáticas do meio exterior e das técnicas de condicionamento ambiental utilizadas. Do ponto de vista do engenheiro o controlo ambiental de estufas é complexo devido ao tempo de resposta do sistema. Os materiais de cobertura são normalmente muito finos, permitindo elevada transmissão da radiação solar, mas apresentam o inconveniente de possibilitarem que alterações na temperatura exterior e nas características do vento rapidamente influenciem as condições interiores. Ao efectuar os cálculos do balanço térmico numa estufa três situações podem ocorrer: 1. a temperatura interior é inferior ao valor pretendido, e nesse caso é necessário recorrer à utilização de técnicas de aquecimento; 2. a temperatura é superior ao desejado, sendo necessário recorrer a técnicas de arrefecimento, como a ventilação natural ou forçada associada a arrefecimento evaporativo ou a redução dos ganhos de calor devido à radiação solar (sombreamento); 3. o balanço está equilibrado e não é necessário actuar ao nível do condicionamento ambiental.
URI: http://hdl.handle.net/10174/24287
Type: other
Appears in Collections:MED - Publicações de Carácter Pedagógico
ERU - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Balanço Térmico Estufas_Dez_2018.pdf366.09 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois