Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/24276

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional de Évora - EBORAE MVSICA: estudo do sistema posicional da mão esquerda na guitarra comtemporânea em alunos do curso básico
Authors: Pereira, Pedro Miguel de Sousa
Advisors: Ivanović, Dejan
Keywords: Posição
Mão Esquerda
Colocação
Guitarra
Ensino Básico
Position
Left Hand
Placement
Guitar
Elementary Level
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório é o resultado da prossecução da disciplina Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino da Música, realizada no Conservatório Regional de Évora — Eborae Mvsica. Este documento está organizado em duas secções principais. Na primeira secção efetuámos o levantamento do contexto escolar em que é realizada a prática do ensino, bem como o enquadramento histórico da instituição supramencionada. É ainda feita uma descrição das práticas pedagógicas utilizadas pelo orientador cooperante. Na segunda secção enveredámos por um caminho de investigação que se baseia na problemática do ensino do sistema posicional da guitarra contemporânea a alunos do curso básico. Assim, e decorrente desta análise, surgiu o estudo da posição, do funcionamento, da anatomia e das problemáticas da mão esquerda, de forma a encontrar soluções para os possíveis obstáculos com que os alunos do curso básico se possam deparar; Abstract: This report is the result from the continuation of the discipline Supervised Teaching Practice, integrated in the Master Degree in Music Teaching, held at the Regional Conservatory of Évora — Eborae Mvsica. In the first section we made a survey of the school context in which the teaching practice is carried out as well as the historical framework of the institution mentioned above. A description of the pedagogical practices used by the cooperating supervisor is also made. In the second section we took a research path that is based on the problem of teaching the positional system of the contemporary guitar to Elementary Level students. Thus, and based on this analysis, the study of the position was made as well as the functioning, the anatomy and the problems of the left hand in order to find solutions to the possible obstacles that the students of the Elementary Level may encounter
URI: http://hdl.handle.net/10174/24276
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Música-Pedro_Miguel_de_Sousa_Pereira-Relatório_de_prática_de_ensino_supervisionada....pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois