|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/24178
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens |
Authors: | Torrado, Beatriz Santos |
Advisors: | Bezelga, Isabel |
Keywords: | Interações Brincar Aprendizagens Educação de infância 1º Ciclo do ensino básico. Interactions Play Learning Preschool 1st Cycle of basic education |
Issue Date: | 28-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de mestre. A minha prática foi realizada na valência de Jardim de Infância e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este trabalho procurou compreender como é que o brincar poderia promover o desenvolvimento, as aprendizagens e interações das crianças. Foi construído um quadro teórico com o objetivo de aprofundar a presente temática e saberes relativamente ao brincar, à história da infância, à qualidade do brincar para uma promoção de aprendizagens e interações.
A metodologia realizada procurou responder a objetivos delineados e na recolha de dados aconteceu através da observação participante, do preenchimento de instrumentos científicos e na elaboração de reflexões, notas de campo e planificações descritas nos dossiês de formação.
Refletimos neste relatório sobre a intervenção do professor, intervenção no espaço e nos materiais, de forma a proporcionar aprendizagens nas mais diversas áreas.
Os resultados desta intervenção reforçam a ideia de que o brincar é um bom instrumento para o desenvolvimento das crianças, para a ajuda das suas aprendizagens e promove as interações entre elas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Play, interactions and learning.
Abstract:
This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st cycle of Basic Education, inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aiming to obtain the master's degree. My practice was carried out in the valency of Kindergarten and in the 1st Cycle of Basic Education.
This work sought to understand how play could promote the development, learning and interactions of children. A theoretical framework was built with the purpose of deepening the present theme and knowledge regarding play, the history of childhood, the quality of play to promote learning and interactions.
The methodology used sought to respond to the objectives outlined and in the collection of data happened through participant observation, the filling of scientific instruments and the preparation of reflections, field notes and planning described in the training dossiers.
We reflect on this report on teacher intervention, intervention in space and materials, to provide learning in the most diverse areas.
The results of this intervention reinforce the idea that play is a good tool for the development of children, to help their learning and to promote the interactions between them. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/24178 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|