Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23921
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a música contemporânea no ensino do clarinete em Portugal |
Authors: | Mendes, Diogo António Tavares Magro |
Advisors: | Telles, Ana Santos, Ana Maria |
Keywords: | Clarinete Ensino Música contemporânea Programa de clarinete Conservatório Clarinet Teaching Contemporary music Clarinet syllabus Conservatory |
Issue Date: | 21-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objeto de estudo do presente trabalho é a abordagem à música contemporânea
nos cursos oficiais de clarinete em Portugal. Este trabalho pretende estudar a
abordagem da música contemporânea no ensino do clarinete em Portugal e o possível
impacto que esta poderá ter desenvolvimento dos músicos e na sua profissão. Como
metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, uma recolha de
programas do curso de clarinete e um questionário.
O relatório encontra-se organizado em duas partes distintas, sendo a primeira
referente à prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música
do Conservatório Nacional com o orientador cooperante Luís Gomes, e a segunda, à
investigação sobre o tema anteriormente referido.
A análise dos programas e dos dados recolhidos apontam para uma importante
lacuna no que diz respeito à abordagem de obras contemporâneas no ensino do
clarinete em Portugal, facto esse que tem um impacto negativo na atividade dos
instrumentistas; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola
Artística de Música do Conservatório Nacional:
Contemporary Music in the teaching of the clarinet in
Portugal
The object of study in the presente work is the approach to contemporary music in
the offical clarinete courses in Portugal. This work intends to study the impact of that
approach in the learning process has in the development of the musicians and their
profession.
This report is organized in two distinct parts, the first one referring to the
supervised teaching practise held at the Escola Artística de Música do Conservatório
Nacional with the cooperating advisor Luís Gomes, and the second, to the research on
the subject previously mentioned.
The analysis of the programs and data collected points to an importante gap
regarding the approach of contemporary works in the teaching of clarinet in Portugal,
which has a negative impact in the activity of the performers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23921 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|