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http://hdl.handle.net/10174/23904
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Title: | Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado |
Authors: | Viparelli, Irene |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | «Marx. Da teoria da educação à teoria da auto-emancipação do proletariado», Germinal: Marxismo e educação em debate, Londrina (Paraná), vol. 2, n. 2 (ago. 2010), pp. 69-78 (ISSN 2175-5604. Indexação: BBE; CAPES; LATINIDEX; DOAJ; RCAAP; CAPES B2). Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/germinal. |
Abstract: | Este texto debate a questão da educação do proletariado a partir de Marx, expressa na terceira tese ad
Feuerbach: “o educador tem ele próprio de ser educado”. Situa a problemática, já equacionada na obra a Ideologia
Alemã, retomada em outras obras, em relação ao pensamento dos hegelianos de esquerda, de maneira a superar o
“entendimento do desenvolvimento da história como resultado da consciência subjetiva e da educação da “Massa”
como tarefa revolucionária da filosofia”. Esclarece como Marx estabeleceu os limites da perspectiva idealista e do
“velho materialismo”, na concepção da história, educação do proletariado e defesa da auto-educação e emancipação
do proletariado. Elabora possíveis contradições entre esta perspectiva e o papel dos comunistas no trabalho de
“vanguarda” da educação para a revolução. Conclui a superação da contradição pela teoria das “tendências” do
desenvolvimento histórico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23904 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
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