Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23701

Title: Contribuição para o estudo da flora e da vegetação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Ceará, Brasil
Authors: Pereira, Marizia
Souza, Elnatan
Araújo, Francisco
Braga, Petrônio
Ribeiro, Silvia
Guiomar, Nuno
Keywords: Formações Tropicais Sazonalmente Secas
Domínio Fitogeográfico da Caatinga
Nordeste
elenco florístico
fitofisionomias
Issue Date: Nov-2018
Publisher: Jardín Botánico, Universidad Nacional Autónoma de México
Citation: Pereira Marízia, Souza Elnatan, Araújo Francisco, Braga Petrônio, Ribeiro Sílvia, Guiomar, Nuno. 2018. Contribuição para o estudo da flora e da vegetação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha, Ceará, Brasil. XXVI de las Jornadas Internacionales de Fitosociología, III Congreso de la Sociedad Española de Geobotánica. UNAM, México.
Abstract: A Caatinga é uma formação vegetal xerófila e sazonalmente seca, que cobre uma área de aproximadamente 800.000 km2, na região semiárida do Nordeste do Brasil. Este domínio fitogeográfico abrange, desde as áreas desérticas de vegetação escassa até a cobertura vegetal constituída pelos estratos arbustivos e arbóreos. O estudo foi realizado na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (REVIS), com aproximadamente 600 ha, localizada no distrito de Taperuaba, Sobral, Ceará, Brasil. Objetivou-se com esta pesquisa identificar a composição florística e caracterizar as fitofisionomias da vegetação dominante numa área de Caatinga do cristalino na REVIS Pedra da Andorinha. As expedições de coletas e elaboração de inventários florísticos foram realizados entre 2015 a 2018. Os espécimes foram identificados com o auxílio de literatura e sites especializados e o material encontra-se depositado no acervo do Herbário Prof. Francisco José de Abreu Matos (HUVA). No estudo da vegetação aplicou-se o método clássico sigmatista de Braun-Blanquet nos inventários florísticos e efetuou-se uma análise classificativa (Modified Twinspan) na separação das comunidades vegetais, com identificação de espécies-diagnóstico. Com base nos resultados obtidos, o elenco florístico da REVIS Pedra da Andorinha é composto 253 espécies, distribuídas em 178 géneros e em 66 famílias. Dentre as espécies identificadas, 69 são endêmicas do Brasil, sendo que 27 espécies estão circunscritas ao Nordeste. A família mais representativa foi Fabaceae, com 38 espécies, seguida de Convolvulaceae (19), Malvaceae (17) e Euphorbiaceae (14). As formas de vida dominantes do espectro biológico foram os terófitos (56,9%), fanerófitos (33,2%), geófitos (26,4%), caméfitos (5,5%) e hemicriptófitos (1,6%). Os resultados obtidos da análise dos inventários florísticos, revelaram padrões florísticos e fisionómicos estruturais de evolução progressiva da Caatinga do cristalino, que poderá apresentar fitofisionomias desde porte arbustivo aberto ou denso até arbóreo. Tendo por base as espécies características desta formação vegetal identificadas nas áreas inventariadas (Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan, Cereus jamacaru DC., Combretum leprosum Mart., Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B. Gillett, Cordia oncocalyx Allemão, Croton blanchetianus Baill., Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P.Queiroz, Mimosa caesalpiniifolia Benth., Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir., Piptadenia viridiflora (Kunth) Benth., Cenostigma nordestinum Ganon & G.P. Lewis), foi possível identificar três etapas na evolução progressiva: a 1ª etapa de recuperação após o fogo com dominância de terófitos, a 2ª etapa intermédia com grande quantidade de caméfitos e fanerófitos e a 3ª etapa madura com fanerófitos de grande porte.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23701
Type: lecture
Appears in Collections:PAO - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ABSTRACT - PEDRA DA ANDORINHA - BRASIL-converted.pdf54.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois