Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23664

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: a bateria no contexto da música erudita contemporânea
Authors: Filipe, Amândio José dos Reis
Advisors: Lopes, Eduardo
Keywords: Práticas pedagógicas
Ensino vocacional
Bateria
Música
Pedagogical practices
Vocational education
Drums
Music
Issue Date: 7-Nov-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Neste Relatório de Estágio dedicado à prática pedagógica, descreve-se o estágio realizado pelo Mestrando na Classe de Percussão do OC, Professor Carlos Voss, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, realizado ao longo do ano lectivo 2015/2016, com supervisão do OI, Professor Doutor Eduardo Lopes. Nesta secção o Mestrando contextualiza e caracteriza a EMCN e os alunos acompanhados no estágio, dando nota dos seus desempenhos nas aulas leccionadas, bem como das práticas pedagógicas levadas a cabo pelo Professor Cooperante nas aulas assistidas. Para além disto, a vertente descritiva deste trabalho suportará também uma reflexão sobre os contributos de natureza teórico-práticos que surgiram ao longo do estágio, resultantes de estratégias pedagógicas adoptadas, justificações de opções tomadas ou a problematização de questões relativas ao ensino vocacional do instrumento. Na segunda parte deste trabalho, releva-se o âmago relativo ao título deste trabalho, onde, após uma revisão da literatura no que respeita à bateria no âmbito da música erudita, se procede a uma contextualização histórica do instrumento, da sua evolução enquanto tal e da sua essência no que respeita às técnicas utilizadas, músicos mais influentes e âmbitos musicais por onde esta se desenvolve. Neste particular, procura-se colocar o foco na música clássica contemporânea e a sua perspectiva acerca da utilização da bateria, com que finalidade e a importância que lhe é atribuída. Para além disto, esta pesquisa procura perceber até que ponto a realidade da bateria na música erudita é resultante dum processo de continuidade, utilizada como um instrumento de multipercussão, ou se terá uma abordagem e utilização musical mais autónoma e confinada às suas próprias especificidades; Abstract: Supervised Teaching Report Practice held at the Escola de Música do Conservatório Nacional: The Drums in the Context of Contemporary Erudite Music. In this Report of Internship dedicated to pedagogical practice, describes the stage realized by the Master's degree in the Class of Percussion of the OC, Professor Carlos Voss, in Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, conducted during the academic year 2015/2016, supervised by the OI, Professor Doctor Eduardo Lopes. In this section, the teacher contextualizes the EMCN and the students accompanied in the stage, noting their performances in the lessons taught, as well as the pedagogical practices carried out by the Cooperating Teacher in the assisted classes. In addition, the descriptive aspect of this work will also support a reflection on the theoretical-practical contributions that emerged along the stage, resulting from pedagogical strategies adopted, justifications of options taken or the problematization of questions related to the vocational education of the instrument. In the second part of this work, we highlight the core of the title of this work, where, after review of the literature regarding the drums in the scope of erudite music, we proceed to a historical context of the instrument, its evolution as such and its essence with respect to the techniques used, the most influential musicians and the musical fields through which it develops. In this particular, it is sought to focus on contemporary classical music and its perspective on the use of the battery, for what purpose and the importance attributed to it. In addition, this research seeks to understand the extent to which the reality of drums in classical music is the result of a process of continuity, used as a multi-percussion instrument, or if it has a more autonomous musical approach and use, confined to its own specific characteristics.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23664
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_da_Música- Amândio_José_dos_Reis_Filipe-Relatório_de_prática_de_ensino_supervisionada... .pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois