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http://hdl.handle.net/10174/23660
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Title: | A inclusão escolar dos alunos com síndrome do X Frágil nos anos iniciais de escolaridade, na perspectiva dos pais e professores, em Portugal e no Brasil |
Authors: | Haddad, Monaliza Ehlke Ozorio |
Advisors: | Franco, Vitor Daniel Ferreira |
Keywords: | Inclusão escolar Síndrome do X Frágil Perturbações do espectro do autismo Deficiência intelectual Ensino básico School inclusion Fragile X syndrome Autism spectrum disorder Intellectual disability Elementary school |
Issue Date: | 9-Nov-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta investigação incide sobre a inclusão escolar dos alunos com SXF nos anos
iniciais de escolarização, na perspetiva de pais e professores, em Portugal e no Brasil. A
Síndrome do X Frágil é a principal causa hereditária de Deficiência Intelectual, afetando mais
o sexo masculino do que o feminino. Resulta de uma alteração do gene FMR1, responsável pela
proteína FMRP, fundamental para o desenvolvimento.
A pesquisa tem como objetivo geral compreender como ocorre a inclusão escolar dos
alunos com SXF. Os objetivos específicos consistem em compreender como a escola realiza o
processo de inclusão dos alunos com SXF, explicitando como a família percebe a inclusão
escolar dos filhos com SXF; as condições referentes aos aspetos físicos, sociais e
pedagógicos, as adaptações curriculares desenvolvidas com os alunos, as dificuldades e
apoios pertinentes ao processo educativo.
Nesta investigação foi utilizada uma metodologia qualitativa na perspectiva
interpretativa, com uso da técnica de análise de conteúdos, foram usadas entrevistas semiestruturadas,
contendo questões específicas para pais e professores. Os conteúdos foram
organizados em categorias e subcategorias interpretativas, de acordo com estudo de caso
(multicasos). Utilizamos o software de análise qualitativa de dados Atlas TI como ferramenta
técnica.
As análises realizadas permitiram interpretar nas percepções dos sujeitos quanto a
adaptação curricular; definição dos apoios; necessidade de profissionais especializados,
recursos didático-pedadagógicos e da organização escolar.
Revelaram-se desafios pertinentes à formação inicial, apontando para uma política de
formação continua de professores para potencializar o processo formativo a ser desenvolvido
pelas Universidades, fomentar a aquisição e utilização de recursos para apoiar as
aprendizagens e fortalecer a inclusão escolar dos alunos com a SXF promovendo uma prática
inclusiva pautada no direito à aprendizagem; SCHOOL INCLUSION OF FXS STUDENTS IN THE EARLY YEARS OF
SCHOOLING, ACCORDING TO PARENTS AND TEACHERS, IN PORTUGAL AND
BRAZIL
ABSTRACT:
This investigation relates to the school inclusion of Fragile X Syndrome students in
the early years of schooling, according to parents and teachers, in Portugal and Brazil. FXS is
the main hereditary cause of intellectual disability and it affects males more than females. It is
the result of an alteration in FMR1 gene (Fragile X Mental Retardation one) which is
responsible for FMRP protein, essential to development.
The research has, as general purpose to understand how the school inclusion of FXS
students occurs. Specific goals try to understand how school performs that inclusion; how
families understand their children´s inclusion; circumstances related to social, physycal and
pedagogical conditions; curricular adjustments developed; difficulties and means of support
that are important to the educational process.
A qualitative methodology was used, in an interpretative perspective. Interview was
demi-structured and it contained specific questions to parents and teachers. Contents were
organized considering interpretative categories and subcategories, according to case study
(multiple cases).
Analysis allowed to interpretate the subjects perception of means of support; need for
specialized teachers; didactic and pedagogical resources; and a new school organization.
It also unveiled pertinent challenges concerning teachers, like introducing a policy of
permanent training in Universities, to encourage the buying and use of technological
resources or the appeal to media in order to support learning and improve the school inclusion
of SXF students, by promoting an inclusive practice established on the right to learn. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23660 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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