Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23645

Title: A tool to support the design of inclusive and identity urban restinga equipment
Authors: Magalhães Francisco, Joana
Secca Ruivo, Inês
Editors: Pinto, António J.
Reaes Pinto, Paula
Furtado, Teresa V.
Keywords: Design
Equipamento urbano
Cidade
Inclusividade
Identidade
Issue Date: 2018
Publisher: Caleidoscópio
Citation: Magalhães Francisco, J., & Secca Ruivo, I. (2018). A tool to support the design of inclusive and identity urban restinga equipment. In A. G. Pinto, P. Reaes Pinto, & T. V. Furtado (Eds.), Cross Media Arts. Artes Sociais e Transdisciplinaridade - Social Arts and Transdisciplinarity (pp. 240-259). Casal de Cambra: Caleidoscópio. ISBN: 978-989-658-511-2
Abstract: O presente artigo foca a importância da abordagem da percepção dos utilizadores e profissionais (designers/arquitetos) sobre a inclusividade e identidade dos equipamentos de descanso aplicados na cidade, pretendendo constituir-se como um contributo para que o design e a implantação do equipamento urbano seja o mais qualificado. Assumindo-se que a qualidade do projeto de equipamento urbano de descanso para espaço público depende da identificação e da resposta às necessidades dos utilizadores, torna-se relevante aprofundar o estudo sobre como esses mesmos utilizadores e os profissionais entendem o equipamento. É pressuposto deste artigo que, numa sociedade em constante mutação em que o crescimento da urbe tem impacto direto quer na vida dos indivíduos que a habitam quer na forma como a cidade é percepcionada, o uso de equipamentos de descanso com características identitárias e inclusivas se assume da maior relevância, nomeadamente como resposta aos conflitos que, em torno deste tema, se refletem no espaço público. Propõem-se assim com o artigo analisar os resultados de uma pesquisa conduzida com alunos de mestrados em Design, profissionais e utilizadores de equipamento urbano de descanso. No caso dos alunos e profissionais, foi elaborada uma ferramenta de apoio ao projeto. No caso dos utilizadores foi realizado um questionário, aplicado online por forma a chegar a um maior número de indivíduos. Os resultados dos dados recolhidos permitem concluir que o uso de uma ferramenta de apoio ao projeto clarifica o modo como se interpretam os objetos analisados, permitindo identificar possíveis tendências de construção, de materiais e de objetos tipo cuja escolha comunga dos fatores identidade e inclusividade na sua génese. As conclusões intermédias do estudo em curso revelam desafios e oportunidades que se consideram relevantes para o desenho de equipamento urbano dotado de características inclusivas e identitárias.
URI: http://hdl.handle.net/10174/23645
ISBN: ISBN: 978-989-658-511-2
Type: article
Appears in Collections:CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A support tool in the project genesis of inclusive and identitary rest urban equipment.pdf58.05 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois