|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23595
|
Title: | Enquadramento como processo arquitectónico: fotografia, lugar e propoção |
Authors: | Pires, Hugo Alexandre Neves |
Advisors: | Aleixo, Sofia Catrica, Paulo |
Keywords: | Design process Framing Photography Site Proportion Processo de projecto Enquadramento Fotografia Lugar Proporção |
Issue Date: | 11-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O conceito de enquadramento configura a acção de enquadrar que significa integrar algo em determinado meio ou contexto. É um posicionamento consciente do pensamento, que procura adequar de modo harmónico um tema ou objecto. Esta investigação analisa e reflecte sobre o processo adoptado para a concepção arquitectónica que utiliza uma característica da fotografia analógica como uma ferramenta de auxílio à observação e ao pensar sobre o lugar - enquadramento. No ano lectivo de 2014/15, foi desenvolvido em Projecto Avançado III e IV, um exercício prático, intitulado 'Museu do Vazio'. Este exercício pretendia estabelecer relações entre os conceitos de Paisagem e Património Industrial no contexto da região de Évora, explorando o sistema ferroviário e os silos, como instalações industriais. Elegendo o contexto de Pavia, onde se localiza o silo da estação ferroviária de Pav1a, desenvolveram-se propostas para este Museu, seleccionando o conceito de enquadramento para dar resposta ao exercício. Para tal, procurou-se a definição das janelas que olham para a envolvente, primeiro utilizando o desenho, e posteriormente a fotografia como potenciadora de um olhar crítico sobre a envolvente. Esta investigação explora o pensamento reflexivo como método que relaciona os elementos utilizados - fotografia (ferramenta), arquitectura (processo), e lugar (existente) - com o objectivo de entender de que modo o uso da fotografia analógica pode informar o processo arquitectónico no entendimento do lugar e na definição do limite do enquadramento proporcionado por uma janela; ABSTRACT: The concept of framing sets the action frame which means integrating something in particular medium or context. lt is a conscious positioning of thought, which seeks to suit harmoniously a theme or subject. This research analysis and reflects on the process adopted for the architectural design that uses an analog photography characteristic as a tool for the observation and thinking of the site framing. ln the academic year of 2014/15, was developed in Projecto Avançado III and IV, a practical exercise, entitled 'Museum of the Void'. This exercise aimed to establish relationships between the concepts of Landscape and Industrial Heritage in the context of the region of Évora, exploring the railway system and the silos, as industrial settings. Electing the context of Pavia, where the train station silo of Pavia is located, proposals were developed for this museum, selecting the concept of framing as an answer to the exercise. So, it was sought the definition of the windows that look at the surroundings, first using the drawing, and subsequently using photography as an enhancer of a critical look to the surroundings. This research explores a reflective thinking as a method relating the elements covered - photography (look), architecture (process), and sale (existing) - with the aim of understanding how the use of analog photography can inform the architectural design in the understanding of the site and in the definition of the boundary of the framing provided by a window. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23595 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|