Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/23456

Title: Bullying escolar em escolas de Ensino Básico e de Ensino Secundário do Alentejo (Portugal)
Other Titles: School bullying in Basic and Secondary Shools in the Alentejo (Portugal)
Authors: Mira, António Ricardo
Verdasca, José
León del Barco, Benito
Felipe, Elena
Gómez, Teresa
Keywords: Bullying Escolar
Alunos
Agressor
Vítima
Ensino Básico
Ensino Secundário
School Bullying
Students
Bully
Victim
Students
Basic Education
Secondary Education
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Educação: Temas & Problemas
Citation: Mira, A. R., Verdasca, J. L.C., León del Barco, B., Felipe, E. C., & Gómez, T. C. (2017). Bullying escolar em escolas de Ensino Básico e de Ensino Secundário do Alentejo (Portugal). Revista Educação: Temas & Problemas,17, 55-78.
Abstract: Com este trabalho pretendemos dar continuidade a um estudo epidemiológico sobre o bullying escolar em escolas do ensino básico e do ensino secundário no Alentejo e comparar os resultados com os encontrados pela pesquisa realizada em Escolas Secundárias na Extremadura, Espanha. Recorreu-se à metodologia de inquérito, com aplicação do Questionário do Defensor del Pueblo - UNICEF. O número de participantes foi determinado a partir do número de alunos matriculados em 2009-2010, considerando um erro de amostragem de 3% e um nível de confiança de 95%. Finalmente, o número de participantes foi de 750 alunos de sete escolas públicas e duas privadas dos distritos de Beja, Évora e Portalegre. Todas as formas de abuso ocorrem em todas as escolas estudadas. No entanto, há uma relação inversa entre a gravidade do abuso e a frequência do mesmo. Os rapazes são mais frequentemente envolvidos no fenómeno bullying, tanto como perpetradores como vítimas, com exceção para a calúnia que emerge mais associada às raparigas. Relativamente ao nível de ensino, os estudantes do ensino secundário declaram-se mais agressores em condutas de exclusão social e em comportamentos de ameaça e chantagem. Como vítimas, os estudantes de ensino básico declaram-se mais agredidos. Notam-se também diferenças entre os alunos do Alentejo e da Extremadura, declarando-se estes mais agressores do que vítimas nas distintas situações de bullying escolar, à exceção dos comportamentos de agressão física indireta. A abordagem socio-afetiva contribui para a aquisição de competências sociais e a aprendizagem cooperativa em equipas heterogéneas para o desenvolvimento de atitudes positivas nas relações intergrupais constituem propostas metodológicas a introduzir no contexto escolar face às atuais mudanças sociais e educacionais, melhorando a vida escolar e prevenindo a violência. With this paper we intend to continue an epidemiological study on school bullying in elementary and secondary schools in Alentejo and compare the results with those found by the survey carried out in Secondary Schools in Extremadura, Spain. We used the survey methodology, with the application of the Questionnaire of the Ombudsmen - UNICEF. The number of participants was determined from the number of students enrolled in 2009-2010, considering a sampling error of 3% and a confidence level of 95%. Finally, the number of participants was 750 students from seven public and two private schools in the districts of Beja, Évora and Portalegre. All forms of abuse occur in all schools studied. However, there is an inverse relationship between the severity of the abuse and the frequency of abuse. Boys are more often involved in the bullying phenomenon, both as perpetrators and victims, except for the slander that emerges most associated with girls. As regards the level of education, the students of the secondary education declare more aggressors in conducts of social exclusion and in behaviors of threat and blackmail. As victims, elementary school students say they are more assaulted. There are also differences between Alentejo and Extremadura students, who are more aggressors than victims in different situations of school bullying, with the exception of the behaviors of indirect physical aggression. The socio-affective approach contributes to the acquisition of social competences and cooperative learning in heterogeneous teams for the development of positive attitudes in intergroup relations are methodological proposals to be introduced in the school context in face of the current social and educational changes, improving school life and preventing the violence.
URI: http://www.revistas.uevora.pt/index.php/educacao/article/view/268
http://hdl.handle.net/10174/23456
ISSN: ISSN: 1646-2831
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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