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http://hdl.handle.net/10174/23439
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Title: | Efeito transformador do pensamento Lean na transição de cuidados de enfermagem no serviço de urgência |
Authors: | Bilro, Sónia Cristina Soares Azeitona |
Advisors: | Marques, Maria do Céu Mendes |
Keywords: | Enfermagem médico-cirúrgica Segurança do doente Transição de cuidados Metodologia Lean Doente crítico Medical-surgical nursing Patient safety Care transition Lean thinking Critical illness |
Issue Date: | 13-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A realização do estágio em contexto de unidade de cuidados intensivos e serviço de
urgência, associado ao conhecimento, adquirido através da prática baseada na evidência,
facilitaram o desenvolvimento de competências técnicas e científicas que permitiram
uma prestação de cuidados segura, e que contribuíram para a qualidade dos cuidados.
A segurança dos cuidados passa pela comunicação eficaz na transição de cuidados
de enfermagem, sendo este o tema para desenvolvimento da atividade de intervenção
major em serviço. Utilizando o pensamento Lean, foi efetuado o diagnóstico da situação
e foram delineadas estratégias de melhoria. Foi elaborada uma instrução de trabalho que
foi validada pela equipa e foi aplicada posteriormente.
Após quinze dias de implementação, foi feita uma avaliação, onde foram
comparados os resultados, verificando-se um aumento na eficácia da transição de
cuidados de enfermagem, aumentado assim a segurança do doente; ABSTRACT:
Transformimg Effect of Lean Thinking on the Transition of Nursing Care in the
Emergency Departement
The internship of the intensive care unit and emergency departement, associated
with the knowledge acquired through evidence-based practice, facilitated the
development a set of technical and scientific skills, which allowed a safer care delivery,
that contributes to the quality of care.
The safety of care involves effective communication in the transition of nursing
care, which is the theme for the development of the major intervention activity in
service. Using Lean thinking, has been diagnosed, and outlined strategies for
improvement. A working instruction was developed, wich has been validated by the
team and subsequently applied.
After fifteen days of implementation, an evaluation was performed, comparing the
results, with an increase in the effectiveness of the transition of nursing care,
consequently with na increasing patient safety. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23439 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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