Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23370
|
Title: | As competências dos técnicos de radiologia : Um contributo para a sua identificação e definição |
Authors: | Jacinto, Paula Cristina Gomes Montóia |
Advisors: | Figueira, Eduardo |
Keywords: | Competências Diagnóstico clínico por imagem Radiologia geral Tomografia computorizada Mamografia Competences Imaging clinical diagnostic by imaging Radioligy Computed tomography Mammography |
Issue Date: | Dec-2009 |
Publisher: | Universidad de Évora |
Abstract: | Os indivíduos desenvolvem as suas competências através da educação e da experiência. No entanto, a sua capacidade de mudança é essencial para o seu desenvolvimento profissional. A conjugação desses factores capacita-os para executar tarefas em diferentes contextos. Assim, o conceito de competências deve incluir (Sundberg, 2001): O conhecimento adquirido através da educação, conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida, e como as pessoas usam o conhecimento e a experiência. O presente estudo visou identificar as competências dos Técnicos de Radiologia para actuar nas áreas do diagnóstico por imagem em Radiologia Geral, Tomografia Computorizada e Mamografia. O estudo foi enquadrado por sete áreas-chave de actividade definidas pela Sociedade Internacional de Técnicos de Radiologia (2000) e foi conduzido através de um inquérito por questionário administrado a uma amostra retirada da população de Técnicos de Radiologia que trabalham em hospitais portugueses. Os dados foram submetidos à análise factorial por componentes principais para identificar as competências mais relevantes que estes devem possuir para desempenhar adequadamente a sua prática profissional e construção do seu perfil de competências nas três áreas acima descritas, tendo em vista não só uma gestão adequada dos recursos humanos num Serviço de Imagiologia como ainda o desenvolvimento profissional dos profissionais. Foi ainda utilizado o teste de Friedman para conhecer as dimensões de competência a que os Técnicos de Radiologia em Portugal atribuem maior significado. Os resultados permitiram construir uma primeira versão do perfil de competências gerais dos TR e de competências específicas para cada uma das áreas submetidas a estudo. ABSTRACT: Individuals develop their skills through education and experience. However, their capacity for change is essential to their professional development. The combination of those factors enables them to perform tasks in different contexts. Thus, the concept of skills must include (Sundberg, 2001): The knowledge acquired through education, knowledge and skills acquired throughout life, and how people use the knowledge and Experience. The present study aimed to identify Radiographers’ needed competences to perform tasks in the areas of diagnostic by imaging in General Radiology, Computed Tomography and Mammography. The study was framed by seven key areas of activity defined by the International Society of Radiographers (2000) and was conducted under a survey approach using a questionnaire administered to a sample drawn from the population of Radiographers working in Portuguese hospitals. The data were subjected to principal components factor analysis to identify the most relevant skills they should possess to adequately perform their professional practice and build your skills profile in the three areas described above, in order not only to proper manage the Human resources of the Imaging Services but also to promote the professional development of professionals. The Friedman test was also used to know the dimensions of competence that the Radiographers in Portugal attach greater significance. The results allowed building a first version of general skills profile of the Radiographers and of the specific skills for each of the areas subjected to study. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23370 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|