|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23339
|
Title: | Desenvolvimento e educação: contributo para uma estratégia de intervenção em Timor-Leste |
Authors: | Costa, José António Lourenço da |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade |
Keywords: | Desenvolvimento Educação Timor-Leste Development Education East-Timor |
Issue Date: | 20-Jul-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta dissertação pretende mostrar a natureza das linhas políticas públicas e ação
governativa no processo de desenvolvimento educacional nos 15 anos de independência de
Timor-Leste. O desenvolvimento e educação são os eixos fulcrais e indissociáveis para o
progresso socioeconómico do país. Tendo como base Timor-Leste, o objeto de estudo, o
desenvolvimento do país é absolutamente dependente do setor de educação e que desempenha
a função determinante na formação dos seus cidadãos como percussor do desenvolvimento
nacional. Assim, e partindo de um conjunto amplo de perspetivas e relevâncias teóricas e
analíticas, e que facilitaram notoriamente a compreensão do trabalho elaborado orientando toda
a investigação científica. O estudo opta por um desenho de investigação essencialmente de
cariz qualitativo descritivo e explorativo, alicerçado numa análise interpretativa das fontes
documentais e dos registos temáticos das entrevistas semiestruturadas realizadas a 15 atores
chaves no setor de educação, e na aplicação de grupos de discussão constituídos por agentes e
protagonistas da ação que conhecem privilegiadamente a realidade estudada. O estudo
corresponde a todas as regiões de Timor Leste, por no plano nacional a situação da educação
das crianças e os jovens continuar a ser um problema de grande magnitude, pelas assimetrias
regionais que se fazem sentir no país em particular entre zonas rurais e urbanas, e em que a
dificuldade de acesso à educação torna-se uma incondicional debilidade que está a enfrentar na
sociedade em geral, especificamente exclui os jovens enquanto categoria social dotada de
qualificação e capacidade de intervenção ativa em prol do desenvolvimento do país. E por outro
lado, existem os constrangimentos identificados nas linhas de política de educação, assim como
a falta de determinação política no que concerne a uma ação governativa com efetivo
investimento em recursos humanos, técnicos e financeiros. A par deste diagnóstico detalhado
de Timor-Leste apresentam-se contributos para a definição de estratégias de intervenção no
setor educativo como sustentáculo do desenvolvimento deste jovem país; Development and Education: contribution to an intervention strategy in
East Timor (Timor-Leste)
Abstract:
This thesis intends to expose the nature of public policies and the governmental action in the
educational development process throughout 15 years of independence in East Timor. The
education and its development are the key axes for the socio-economic development in this
country. East Timor development is absolutely dependent on the educational sector that has a
vital role in its citizen’s preparation as a conductor of national development. Thus, starting
from and based on a broad set of perspectives of referenced authors, along with theoretical and
analytical studies, we have elaborated this scientific research. The study is constructed in an
essentially descriptive and exploratory qualitative research design. It is based on an
interpretative analysis of documentary sources and on thematic registers of semi-structured
interviews carried out to 15 key actors in the education sector. It is also based on a group
discussion application to the action agents and protagonists of the studied reality. This study
focuses the children and young people education in all East Timor regions, that continues being
a great magnitude problem, exposing the regional asymmetries that are felt in the country, in
particular between rural and urban areas. Additionally, the access difficulty to education is
becoming an unconditional weakness that is faced by society in general and specifically by
young people that has been excluded as a social category, endowed with qualifications and
active interventional capacity for the country development. On the other hand, there are
constraints and impacts on the political strategies of education as well as a lack of political will
in the government action respecting to investment in technical, financial and human resources.
Together with this detailed East Timor diagnosis we present contributions for the definition of
intervention strategies on the education sector as a support for the development of this young
country. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23339 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|