|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23292
|
Title: | Os portos de Portugal Continental: génese e factor de desenvolvimento dos núcleos urbanos costeiros |
Authors: | Vieira, Lúcia Ramos |
Advisors: | Abel, António Borges |
Keywords: | Cidade portuária Portos Desenvolvimento urbano Porta maítima Cidade-porto Port city Ports Urban development Maritime gate City-port |
Issue Date: | 6-Jun-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A relação das cidades com a água estabelece-se desde o início da vida em comunidade, quando
as populações partiam em busca de melhores condições para a sua fixação e consequente desenvolvimento
urbano. A simultaneidade de funções, quer como meio de transporte, quer como
elemento fornecedor de recursos para subsistência, aproxima continuamente da linha de costa
um crescente número de indivíduos. Deste modo, os portos podem descrever-se como uma porta
da Cidade, uma abertura ao mundo marítimo e, consequentemente, uma abertura às influências
culturais de “outras paragens e gentes”, tal como as outras portas das cidades as aproximavam
do mundo rural e com ele estabeleciam trocas que não eram meramente comerciais.
O presente estudo aborda as 27 cidades litorais, descritas na obra de Adolfo Loureiro, escrita
entre 1904 e 1920, e identifica as influencias que o porto teve no aparecimento da cidade e na
génese da sua morfologia ou na transformação desta, ou, ainda, no aparecimento do porto cuja
génese é a cidade e as suas necessidades de comunicação com o exterior. Com várias escalas
de análise, estrutura-se a evolução da forma urbana face à expansão do porto e, num momento
final, salienta-se o caso de Lagos pela sua singularidade na relação com o porto; ABSTRACT: Portugal’s Ports: genesis and factor for coastal urban centers development
The relationship between cities and water has been established since the beginning of community
life, when people went away in search of better conditions for their settlement and consequent
urban development. The simultaneity of functions, either as a means of transport or as a supplier
of subsistence resources continually brings an increasing number of individuals to the coastline.
Thus, the seaports can be described as a city gate, an opening to the maritime world and, consequently,
an opening to cultural influences of “other places and people” as the other gates of the
cities brought them closer to the countryside and with him they established exchanges that were
not purely commercial.
This study covers the 27 coastal cities, described in the work of Adolfo Loureiro, written between
1904 and 1920, and identifies the influences that the seaports had in the appearance of the city
and in the genesis of its morphology or in the transformation of it, or even in the appearence of
the seaport whose genesis is the city and its communication needs with the outside. With several
scales of analysis, the evolution of the urban form is structured in the face of the expansion of the
seaport, and in a final moment, the case of Lagos is highlighted by its singularity in the relation
with the seaport. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23292 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|