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http://hdl.handle.net/10174/23262
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Title: | Ludus interface: o aleatório na improvisação artística em tempo real |
Authors: | Nunes, Maria da Conceição Matias |
Advisors: | Giannetti, Claudia Lopes, Eduardo |
Keywords: | Performance art Work in progress Aleatório Improvisação artística Intermédia Performance art |
Issue Date: | 1-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Ludus Interface, dissertação teórico-prática desenvolvida para o Mestrado de Artes Visuais Intermédia da Universidade de Évora, consiste numa performance intermédia que se inscreve no contexto transdisciplinar do diálogo entre pintura, performance, música e tecnologia. A obra performática se desenvolve em um espaço cênico designado por skéné, no qual a artista executa uma pintura em simultâneo com ambientes sonoros criados em tempo real por músicos, que interpretam uma partitura pictórica gerada por computador em base a programa aleatório. As imagens desta partitura são projetadas para a plateia.
A investigação vinculou a prática artística com o desenvolvimento tecnológico, utilizando a metodologia da investigação-ação, que envolveu um continuum de experimentos plásticos e tecnológicos acompanhados de reflexão conceitual.
A aleatoriedade, entendida como processo artístico de criação e recurso concetual para improvisação em tempo real, é a característica principal desta obra híbrida, efémera, desenvolvida como um work in progress.
Com base nos vários ensaios prévios, foram alcançados resultados que confirmam o potencial da aleatoriedade para descobertas e acontecimentos criativos aplicados à prática da improvisação artística e performática em tempo real; ABSTRACT:
Ludus Interface, theorical-practical dissertation developed for a Master of Intermedia Visual Arts at Évora University, consists in an ‘intermedia’ performance in transdisciplinary context dialogue between painting, music and technology. The performance art is developed in a scenic area, designated by skené, in which the artist creates a painting in parallel with sound environments that are created in real time by musicians. The musicians interpret a pictorial score on the basis of a computer-generated random program. Score images are projected to the audience.
The investigation links the artist practice with technology, using action-research methodology involving plastic and technological experiments in continuous movement accompanied by conceptual reflection.
The randomness understood as an artistic creation process and conceptual resources, in real time improvisation, is the main characteristic of this hybrid and ephemeral piece, developed as a work in progress.
Based on the several previous trials, results were acheived that confirm the potential of randomness for the discoveries and the creative events applied to the practice of artistic improvisation and practice of performance in real time. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23262 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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