|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23223
|
Title: | Entre-realidades: obra artística de Carlos Fadon Vicente em fotografia e seus desdobramentos no período 1975-2015 |
Authors: | Vicente, Carlos Edmundo Fadon |
Advisors: | Giannetti, Claudia |
Keywords: | Arte contemporânea Carlos Fadon Vicente Ensaio Fotografia Iagem digital Media art Carlos Fadon Vicente Contemporary art Digital imaging Photo-essay Media art Photography |
Issue Date: | 1-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Entre-realidades. Obra artística de Carlos Fadon Vicente em fotografia e seus
desdobramentos no período 1975–2015.
Estudo crítico da obra artística de Carlos Fadon Vicente em fotografia e suas
ramificações, criada no período entre 1975 e 2015, conduzido pelo próprio autor de maneira
retrospectiva. O conjunto da sua produção é revisto, acompanhado de documentação
compreendendo a análise de obras significativas e das ideias, em imagens e em palavras,
indutoras e derivadas de sua produção imagética.
São abordadas as características centrais do processo de criação e de pesquisa em
fotografia, sua dinâmica e temática; apresentados seus elementos-chave; explicitadas as
questões conceituais e, sobretudo, estéticas que fundamentam e perpassam as obras. Nos
desdobramentos são consideradas as realizações em media art (hipermídia, imagem digital,
telecomunicações) e com outros meios (artes visuais, audiovisual, televisão), bem como
destacadas as interligações no conjunto da obra e as relações com a representação
fotográfica.
Como informações de referência têm-se a cronologia e o resumo das obras
organizados por meio de expressão, a seleção de textos do autor e da fortuna crítica, e a
biografia. Em adição, um extenso dossiê de obras e imagens é oferecido em formato digital,
expandindo o conteúdo da tese em papel; Abstract:
In-between realities. Carlos Fadon Vicente's art photography and its ramifications from
1975 to 2015.
The author develops a critical analysis of his art photography and its ramifications from
1975 to 2015. The most significant works from this period are examined and documented.
The dissertation also examines the main characteristics of the author’s creation and
production processes, along with their dynamics and subject matter.
The author focuses on the imagery and ideas that inform his production, as well as on
further developments prompted by his photography. The ramifications comprise the author’s
body of work in electronic art/media art (digital imaging, hypermedia, telecommunications art)
and in other media (visual arts, audiovisual production, television). The dissertation
emphasizes the interconnectedness of the author’s art photography with his electronic art
and with the question of photographic representation.
A chronology of the author's artwork organized by means of expression, a selection of
the author's writings, selected essays about the author’s work, and a biographical profile are
included as background information. As a supplement, a broad range of works and images
are provided in digital format, stepping up the contents of the printed thesis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23223 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|