|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23103
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: ambientes literácitos promotores da literacia emergente, da leitura e da escrita |
Authors: | Heleno, Ana Carolina Dimas |
Advisors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
Keywords: | Educação pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Ambientes literácitos promotores da literacia emergente, da leitura e da escrita Pre-school education Primary school Literacy environments for promoting the emerging literacy of reading and writting |
Issue Date: | 6-Mar-2018 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora e pretende evidenciar o resultado final do caminho percorrido durante as Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Este relatório pretende evidenciar a importância dos ambientes Literácitos Promotores da Literacia Emergente, da Leitura e da Escrita, evidenciando o planeamento de contextos de aprendizagem que, partindo de necessidades e interesses das crianças, proporcionem e potenciem o desenvolvimento de competências da Literacia Emergente, da Leitura e da Escrita.
No que diz respeito à estrutura do trabalho, há a salientar que o mesmo encontra-se organizado em quatro capítulos, onde o primeiro está relacionado com o enquadramento teórico que sustenta a temática de investigação; o segundo capítulo refere-se aos fundamentos da ação educativa em Educação Pré – Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico onde foram realizadas as Práticas de Ensino Supervisionadas; o terceiro capítulo diz respeito à metodologia de investigação utilizada nas PES e, por fim, o quarto e último capítulo relata a intervenção nos contextos educativos em Pré – Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a problemática da dimensão investigativa; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the Primary School: Literacy Environments for Promoting the Emerging Literacy of Reading and Writting
Abstract:
This is the report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the primary school and it was writen as part of the Master's Degree in Pre-school Education and the Primary School, at the University of Évora, and intends to highlight the final result of the Supervisioned Teaching Practices on both, Pre – school Education and Primary school contexts.
The main goal of this report is to present and support the importance of the Literacy Environments for Promoting the Emerging Literacy of Reading and Writting, by showing the importance of learning contexts planning that, based on needs and interests for children, can effectively allow and empower the development of skills on Emerging Literacy of Reading and Writting.
The document is organized in four chapters and as follows: The first presents the theoretical framework that sustains the research topic; The second includes the educative action fundaments on Pre – school Education and primary school, where the Supervisioned Teaching Practices were performed; The third chapter is about the research methodology applied on the Supervisioned Teaching Practices; And the fourth, and final one, reports the in intervention educative contexts Pre – school and Primary Education, by taking into account the research dimension problem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/23103 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|