Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22993

Title: Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil
Authors: Leal da Costa, Conceição
Cavalcante, Ilane
Editors: Urpia, Maria de Fátima
Clark, Geórgia
Lins, Maria José
Freitas, Marinaide
Souza, Rodrigo
Keywords: Escritas de si
Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Alteridade
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Citation: Leal da Costa, C. & Cavalcante, I. (2017). Alteridades(s), escritas de si e reflexão - olhares cruzados sobre formação de professores em Portugal e no Brasil. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 25 (10), p.108-126. URL: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4411/2785
Abstract: A realidade constitui-se do caminho que cada um traça a partir de sua formação, de sua vivência familiar, de sua prática profissional, enfim, das especificidades de sua caminhada. Nesse sentido, refletir sobre as relações de alteridade estabelecidas pela nossa relação com o outro e com o mundo é fundamental para compreendermos e (re)construirmos a nossa própria identidade em todas as suas nuances. É sobre esse processo, aqui pensado no sentido da formação docente, que este artigo se debruça, apresentando uma reflexão que cruza olhares de duas professoras de instituições de Portugal e do Brasil. No Brasil, o artigo traça uma breve reflexão sobre a formação docente para lidar com a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), partindo da análise dos Projetos de Curso de quatro licenciaturas ofertadas pelo Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Em Portugal, as reflexões versam sobre o que as escritas de si e as reflexões podem contribuir para a emancipação dos grupos humanos de que os docentes são (somos) parte. Concluímos que a nossa investigação, inspirada pelo método biográfico, mostra afinidades heurísticas e formativas adequadas à formação docente. Enquanto professoras na Universidade e formadoras de professores, estes estudos impulsionam o isomorfismo pedagógico e a nossa implicação na promoção da sua agência e autonomia, porque impelem à apropriação e visibilidade de acontecimentos, de itinerários e de conhecimentos construídos. O mesmo será dizer, possibilidades de suscitar alteridade(s) através de escritas de si e da reflexão na Educação de Jovens e Adultos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22993
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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