Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22980

Title: Comportamentos de jogo e competências sócio-emocionais na criança com deficiência auditiva
Authors: Mira, Cristina Isabel Barradas
Advisors: Veiga, Guida
Pereira, Catarina
Keywords: Brincar
Competências sociais
Regulação emocional
Teoria da mente
Deficiência auditiva
Play
Social competences
Emotional regulation
Theory of mind
Deaf or hard of hearing
Issue Date: 31-Jan-2018
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Descrever e comparar os comportamentos de jogo e as competências sócio-emocionais de crianças com deficiência auditiva e crianças com desenvolvimento típico. Método: Participaram no estudo 12 crianças em idade pré-escolar, 6 com deficiência auditiva e 6 com desenvolvimento típico. Os comportamentos de jogo em recreio foram acedidos através do sistema de observação de Lindsey e Colwell (2013) adaptado, equacionando-se o tipo de jogo prevalente. As competências sociais, agressividade e ansiedade das crianças em estudo foram avaliadas através do Social Competence and Behavior Evaluation Scale (SCBE) e a Teoria da Mente foi avaliada através de três provas: a prova de Desire Task, e duas provas de False Belief Task. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas no período despendido a brincar durante o recreio, ambos os grupos (ouvintes vs. não ouvintes) apresentaram uma clara preferência em brincar com pares com o mesmo estatuto auditivo, p<0.05. Foram apenas verificadas diferenças significativas face ao tipo de jogo de faz de conta, sendo mais prevalente no grupo de crianças ouvintes, p<0.05. Relativamente às variáveis Teoria da Mente, Agressividade e Ansiedade, não foram verificadas diferenças significativas entre grupos. As crianças ouvintes revelaram valores superiores ao nível das competências sociais, p=0,008 Conclusões: Com este estudo concluiu-se que há uma comum preferência das crianças pela interação com pares com o mesmo estatuto auditivo, existindo apenas diferenças significativas entre grupos quanto ao jogo faz de conta, sendo mais frequente no grupo de controlo. Concluiu-se também que as crianças ouvintes são socialmente mais competentes que as crianças com DA e ambos os grupos apresentam dificuldades na Teoria da Mente; Play Behaviours and Social-Emotional Competence in Deaf or Hard of Hearing Children Abstract: Objective: Description and comparison of the play skills and socioemotional competences between deaf children and typical development children. Methods: 12 children in school-age participated, 6 in each group. The assessment used to measure play skills on the children playground was an observational system adapted by Lindsey and Colwell (2013), categorized by the different types of play. Social skills, aggressive and anxiety behaviours were assessed by Social Competence and Behavior Evaluation Scale (SCBE) and Mind Theory was evaluated by three different tasks: a Desire Task, and two False Belief Tasks. Results: Results do not show significant differences during playground time, both groups demonstrate preference for playing with same hearing status peers. Only in the “Make-Believe” game was found a significant difference, predominantly in hearing kids. As for Mind Theory, aggressiveness and anxiety categories there were no significant differences. In its turn, hearing children revealed to be more socially capable than deaf children. Conclusions: It was concluded with this study that there is a preference for the interaction with peers of the same hearing status, with significant differences only found in the “Make-Believe” game, more frequently in the control group. It was also concluded that hearing children are more socially capable than deaf children and that both groups present difficulties in Theory of Mind.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22980
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado - Psicomotricidade Relacional - Cristina Isabel Barradas Mira - Comportamento de jogo e competências sócio-emocionais... .pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois