|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22923
|
Title: | Literatura para a Infância e Rituais Familiares: Pontos, Fios e Nós em Perspetiva Sociológica |
Authors: | Costa, Rosalina Pisco |
Keywords: | Família Histórias de Dormir Ritual Tempo |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Costa, Rosalina Pisco (2017). "Literatura para a Infância e Rituais Familiares: Pontos, Fios e Nós em Perspetiva Sociológica". In Isabel Aires de Matos [Coord.], Ana Isabel Silva; Dulce Melão; Fernando Alexandre Lopes; João Paulo Balula e Susana Amante [Orgs.]. Imaginários Iluminados na Didática do Português. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação: 7-23. |
Abstract: | Este texto explora relações entre a literatura para a infância e os rituais familiares associados ao momento de deitar as crianças. Em perspectiva sociológica, estes momentos podem ser conceptualizados como práticas familiares, especificamente “rituais familiares”, conceito aqui entendido enquanto espaço simultaneamente físico, relacional e simbólico. Sintetizam-se neste texto resultados de uma pesquisa de tipo qualitativo, intensiva e em profundidade. Os dados analisados apoiam-se em entrevistas de episódio aplicadas a um conjunto de 30 indivíduos, homens e mulheres a viver em diferentes situações familiares com pelo menos um filho entre os 3 e os 14 anos de idade. Os resultados sublinham o modo como as dimensões de tempo, espaço e emoção que envolvem o momento de deitar das crianças, frequentemente percepcionado como um “tempo de qualidade”, são socialmente construídas na relação directa com os modos de participação dos pais no mercado de trabalho, dinâmicas de género e estrutura familiar. Adicionalmente, verifica-se que tais dimensões servem propósitos múltiplos, de ora instrumentalização, ora sentimentalização. Este estudo vem (re)conhecer o momento de deitar as crianças como um espaço simultaneamente educativo e emocional. Se, por um lado, este momento é utilizado por alguns pais para estimular ou desenvolver competências múltiplas de aprendizagens escolares junto/com as crianças (e.g. leitura e compreensão); por outro, é também apropriado como espaço simbólico de pertença, particularmente de (re)definição de fronteiras familiares em situações de separação e divórcio entre os progenitores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22923 |
ISBN: | 978-989-96261-9-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|