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http://hdl.handle.net/10174/22816
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Title: | Importância dos estímulos do marketing na apreciação de um vinho |
Authors: | Rupio, José Alberto Mósca |
Advisors: | Lucas, Maria Raquel Ventura Cabrita, Maria João |
Keywords: | Marca Marketing Vinho Análise sensorial Preferência do consumidor Brand Marketing Wine Sensory analysis Blind tasting Consumers preference |
Issue Date: | 21-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A qualidade de um vinho apresenta múltiplas facetas e interpretações, sendo diferentemente percepcionada pelo consumidor comum consoante os seus hábitos de consumo e critérios fisiológicos, psicológicos e sociodemográficos.
A análise sensorial é hoje utilizada como ferramenta de aferição do gosto e preferência do consumidor de vinho, possibilitando obter resultados válidos e representativos dos atributos mais valorizados pelo consumidor com recurso a painéis de provadores.
Através da prova cega, reduzem-se as interferências externas à análise sensorial, permitindo obter uma avaliação isenta da influência das marcas ou de outros fatores distratores. O provador reage assim apenas à sua análise, sensibilidade e gosto pessoal, classificando o produto baseando-se em fatores exclusivamente intrínsecos e pela sua preferência hedónica.
A marca é frequentemente considerada pelo consumidor como um dos atributos de qualidade no vinho. A montante da marca encontra-se o marketing, ferramenta de gestão responsável, entre muitos outros parâmetros, pela imagem de marca do vinho; Abstract:
The quality of a wine has a lot of interpretations, being perceived by the common consumer in diferent ways, acording to his consumption habits, physiological, psychological and sociodemographic criteria.
Sensory analysis, currently, it is also used as a measurement tool of taste and preference of wine consumer, giving the possibility to get valid and representative results for the most valorized attributes by consumer using tasting panels.
Blind Tasting can reduce external interferences to sensory analysis, allowing an evaluation free from Brand Influence or other distraction factors. So the assessor responds only to his analysis, sensibility e personal taste, classifying the product only based on exclusively intrinsic factors, thus showing his hedonic preference.
Brand is often considered by consumer one of the quality attributes in wine. Upstream the brand is marketing, a responsible management tool, among many other parameters, by the wine brand image. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/22816 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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