Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22735
|
Title: | Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro |
Authors: | Fialho, Isabel |
Keywords: | supervisão colaboração observação de aulas desenvolvimento profissional |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Centro de Formação Francisco de Holanda |
Citation: | 11. Fialho, I (2017). Supervisão da prática letiva. Um itinerário para uma escola com futuro. Elo 24: Itinerários para uma escola com futuro, 53-58. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. Disponível em https://www.cffh.pt/?pagina=elos |
Abstract: | A profissão docente é cada vez mais complexa e exigente, as salas de aula são espaços multiculturais que desafiam os professores a encontrar respostas adequadas para alunos com diferentes saberes, ritmos de aprendizagem, interesses e necessidades.
Desde os anos 70 do século passado que a investigação no âmbito das escolas eficazes tem contribuído para uma maior compreensão dos fatores relacionados com a eficácia e a melhoria das escolas, apontando para a necessidade de entrar na sala de aula porque o professor é a chave última da mudança educativa e para a melhoria da escola, é o que os professores pensam, aquilo em que creem e aquilo que fazem na sala de aula que, em última análise, define o tipo de aprendizagem dos alunos (Hargreaves, 1994). Por conseguinte, é necessário fazer convergir os recursos da escola para agir sobre os fatores internos que influenciam o ensino e a aprendizagem, é necessário implementar processos de supervisão da prática letiva em que se assume como funções: melhorar a prática docente, desenvolver o potencial de cada indivíduo para a aprendizagem e promover a capacidade de autorrenovação das organizações (Garmston, Lipton & Kaiser, 2002). A supervisão da prática letiva, “porque centrada nos problemas identificados nos contextos de trabalho” (Oliveira-Formosinho,2002b, p.13), poderá constituir um itinerário para uma escola com futuro. |
URI: | https://www.cffh.pt/?pagina=elos http://hdl.handle.net/10174/22735 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|