Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22658

Title: Desenvolvimento do nível de jogo em alunos do 3º ciclo nas modalidades de Futebol e Basquetebol: A eficácia de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo
Authors: Gonçalves, Bruno
Guerra, João
Pomar, Clarinda
Folgado, Hugo
Keywords: Trabalho cooperativo
Nível de jogo
Educação Física
Programa intervenção
Futebol
Basquetebol
Issue Date: Jan-2017
Publisher: Gymnasium, Revista de Educação Física, Desporto e Saúde
Citation: Gonçalves, B.,Guerra, J.,Pomar, C.,Folgado, H. (2017). Desenvolvimento do Nível de Jogo em Alunos do 3º ciclo nas Modalidades de Futebol e Basquetebol:A Eficácia de um Programa de Intervenção com Base em Exercícios de Trabalho Cooperativo. Gymnasium- Revista de Educação Física, Desporto e Saúde, 2(1).
Abstract: Uma das funções educativas da Educação Física prende-se com a orientação para a sociabilidade, cooperar com os companheiros é uma das competências fundamentais para o alcance dos objetivos nos jogos desportivos coletivos. Este estudo analisou os efeitos de um programa de intervenção com base em exercícios de trabalho cooperativo relacionando-o com o nível de jogo da equipa, sendo aplicado numa turma de 9º ano durante as aulas de Educação Física. Elaborámos oito exercícios com constrangimentos específicos que promovem as interações entre alunos durante o jogo. Após caracterização das capacidades e competências individuais de 16 alunos, formaram-se dois grupos homogéneos – grupo de intervenção e grupo de controlo. A performance de ambos os grupos foi avaliada numa situação de jogo 4x4 em dois momentos, pré e pós-intervenção, nas modalidades de futebol e basquetebol. Durante 6 semanas, o grupo experimental realizou o programa de intervenção, enquanto o grupo de controlo realizava exercícios usuais que promoviam a aquisição de habilidades e competências de acordo com os Programas Nacionais de Educação Física. Os dois momentos de avaliação foram registados em vídeo para comparar os grupos e verificar os efeitos do programa de intervenção. O movimento dos jogadores foi convertido utilizando o software TACTO e estes dados analisados com o software MATLAB. Estes procedimentos permitiram analisar as variáveis; (i) regularidade da distância do aluno ao centro geométrico da própria equipa; (ii) regularidade da distância de cada aluno ao centro geométrico da equipa adversária; e (iii) sincronização entre alunos da mesma equipa. A análise estatística mostrou que o programa de intervenção produziu efeitos no grupo experimental, nas variáveis: (ii) regularidade na distância de cada aluno ao centro geométrico da equipa adversária em ambas as modalidades; (iii) sincronização dos alunos da mesma equipa nos movimentos longitudinais em basquetebol. Os resultados sugerem uma melhoria nos comportamentos associados ao nível de jogo. Verificou-se um aumento da imprevisibilidade nos movimentos de cada aluno face à equipa adversária, criando-se maior incerteza no adversário, ao mesmo tempo que se manteve a previsibilidade de movimentos face à própria equipa, bem como o aumento da sincronização interpessoal em basquetebol, características que estão relacionadas com nível de perícia táctica em equipas profissionais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22658
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
desenvolvimento do nível de jogo GYMNASIUM jan 2017.pdf533.63 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois