Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22552

Title: Estratégias de raciocínio clínico dos enfermeiros que cuidam de clientes em situação crítica: revisão sistemática da literatura
Authors: Lopes, M. J.
Mendonça, Susana
Basto, M.L.
Ramos, Ana
Issue Date: 2016
Citation: Lopes, M. J.; Mendonça, Susana; Basto, M.L.; Ramos, Ana. Estratégias de raciocínio clínico dos enfermeiros que cuidam de clientes em situação crítica: revisão sistemática da literatura, RIASE - Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento, 2, 3, 753-773, 2016.
Abstract: Identificar estratégias de raciocínio clínico dos enfermeiros que cuidam de clientes, em situação crítica. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com recurso ao método PI[C]O na EBSCO (CINAHL (Plus with Full Text), MEDLINE (Plus with Full Text)) com limitador temporal entre 2009-2015, dos quais foram selecionados 8 artigos. As estratégias de raciocínio clínico de enfermagem que emergiram foram: a relação de confiança com o cliente e envolvimento da família, aplicação de competências de negociação e compromisso, de competências crítico-reflexivas, a intuição, o reconhecimento de situações similares e teste de hipóteses. E, como critérios de raciocínio clínico, o enfermeiro avalia o risco-benefício para o cliente, avalia as necessidades organizacionais e pesquisa informação em fontes complementares(11). Esta revisão permitiu conhecer algumas estratégias e critérios de raciocínio clínico do enfermeiro que cuida de clientes em situação crítica. No entanto, são necessários mais estudos para aprofundar conhecimento sobre o processo de raciocínio clínico que promove resultados positivos para o cliente decorrentes da intervenção autónoma e capacidade de decisão da enfermagem. Descritores: Raciocínio Clínico; tomada de decisão; cuidados de enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22552
Other Identifiers: 2183-6663
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
155-722-1-PB.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois