|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/22452
|
Title: | Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+ |
Authors: | Candeias, Adelinda Portelada, António Costa, Nuno Grácio, Luísa Franco, Vítor Carapeto, Maria João Saragoça, Maria José Merca, Carla Apolónio, Ana Nepomuceno, Maria José Campaniço, Maria Inácia Coelho, Cátia |
Keywords: | Oficina de Formação Inclusão Qualidade de vida Formação transdisciplinar ENABLIN+ |
Issue Date: | 7-Jul-2017 |
Publisher: | Pin-ANDEE: Pró-Inclusão |
Citation: | Candeias, A., Portelada, A., Costa, N., Grácio, L., Franco, V., Carapeto, M. J., ... Coelho, C. (2017, julho). Mediadores para a Inclusão - Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+. Poster apresentado ao V Congresso Internacional Educação, Inclusão e Inovação, 6-8 julho, Lisboa. |
Abstract: | Neste Estudo apresentamos a avaliação da satisfação dos participantes na Oficina de Formação de Mediadores para a Inclusão, desenvolvida no âmbito do projeto ENABLIN+. Trata-se de uma modalidade de formação criada para formar profissionais que trabalham com crianças e jovens com necessidades de suporte complexas e intensas e suas famílias. Esta oficina de formação tem como objetivo capacitar professores, psicólogos, terapeutas e cuidadores (incluindo familiares), para a inclusão social e escolar. A Oficina de Formação foi precedida por um período de levantamento de necessidades de formação identificadas ao longo do Projeto ENABLIN+, e organiza-se em quatro fases. Na fase 1 apresentam-se os pressupostos que fundamentam a preparação da oficina, nomeadamente os modelos biopsicossocial e da qualidade de vida. Na fase 2 fez-se o levantamento de problemas e de soluções para os resolver. Na fase 3 os formandos puderam optar por aprofundar dois temas de um conjunto de seis, no sentido de aprofundarem competências técnicas e práticas. Na fase 4 os formandos tiveram a oportunidade de consolidar todo o trabalho desenvolvido num portefólio, que foi no final apresentado e discutido em grupo. Para a avaliação da satisfação com o trabalho de capacitação desenvolvido durante a oficina foi aplicado um questionário no final do curso (N=15). Este questionário é constituído por 20 itens que usam uma escala tipo Likert (1-Insuficiente a 5-Excelente) e 4 questões de resposta aberta. Através de estatística descritiva, analisaram-se 5 dimensões: 1) Objetivos, conteúdos e metodologia; 2) Tempo; 3) Organização, 4) Participação e 5) Atitudes durante a Oficina. Em geral, os participantes consideraram o curso relevante e útil, com tempo suficiente para discussão, valorizaram os testemunhos apresentados, assim como a partilha de experiências práticas e de conhecimentos. Em síntese, os participantes projetam alterar as suas práticas, intervindo de forma centrada na criança, considerando os diversos contextos em que se insere, vão utilizar os recursos e soluções aprendidas, trabalhar em articulação com outros profissionais e sempre com o objetivo de promover a qualidade de vida e a inclusão. Concluímos que os profissionais fazem uma avaliação muito positiva da Oficina, tendo potenciado uma melhor articulação em rede multidisciplinar, um melhor aproveitamento de recursos e uma gestão mais flexível e rápida da informação. |
URI: | https://vcongressopinandee.weebly.com/programageral.html http://hdl.handle.net/10174/22452 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|