Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/22339

Title: Ensaios in-situ e de laboratório para a caracterização dos solos utilizados na produção de adobes na Província da Huíla, Angola
Authors: Wachilala, Piedade M.
Duarte, Isabel M. R.
Pinho, António B.
Editors: Silva Gomes, Joaquim F.
António, Carlos C.
Afonso, Clito F.
Matos, Antonio S.
Keywords: Ensaios in-situ
Ensaios de laboratório
Solos
Adobes
Província de Huíla
Angola
Issue Date: 2017
Publisher: INEGI / FEUP
Citation: Wachilala, P.M.; Duarte, I.M.R. & Pinho A.B. (2017). Ensaios in-situ e de laboratório para a caracterização dos solos utilizados na produção de adobes na Província da Huíla, Angola. Proceedings CLME2017/V CEM, 8º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia / V Congresso de Engenharia de Moçambique, Maputo, Setembro 2017. J.F. Silva Gomes, C.C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos, (Eds), INEGI/FEUP, pp. 243-244, ref. 6875, Maputo, Moçambique.
Abstract: Em Angola, a construção em terra crua é uma herança cultural que tem sido desenvolvida durante séculos e continua a ser muito utilizada pelas famílias de baixo rendimento [Guedes, 2009; Duarte et al, 2015]. Na província da Huíla, existem inúmeras habitações de terra crua, construídas com base em métodos e técnicas ancestrais. Entre as técnicas de construção em terra, destaca-se: o adobe, pau-a-pique e mais recentemente, os blocos de terra comprimida [Pedro, et al, 2014]. A aplicação desta técnica tradicional, justifica-se pela eficiência do material como isolante térmico, pelo seu baixo custo e pelas caraterísticas físicas e mecânicas dos solos utilizados no fabrico dos adobes [Wachilala, et al, 2016]. Na Província da Huíla a execução dos adobes consiste na mistura de solo com água e capim e/ou fibras vegetais, posterior moldagem de pequenos blocos, utilizando moldes duplos em madeira, sendo desmoldados ainda no estado fresco e colocados a secar à temperatura ambiente [Wachilala, et al, 2016]. O tipo de solo utilizado para fabricar os adobes é essencialmente areia argilosa de cor cinzenta, castanha, amarela ou vermelha escura. As propriedades dos solos que mais condicionam o desempenho das estruturas em terra crua, relacionam-se com a composição do solo, principalmente a da fracção argilosa [Santana e Rodrigues, 2005], que influencia o comportamento mecânico, nomeadamente a resistência à compressão e a durabilidade dos adobes. Para o conhecimento das propriedades do solo é necessário que se proceda previamente à sua caracterização com recurso a ensaios específicos para o efeito [Torgal, et al, 2009]. Neste trabalho, realizaram-se ensaios expeditos in-situ para caracterizar o material no local (cor, cheiro, tacto, brilho, sedimentação e retracção) e identificar as anomalias existentes na construção. Também, foram recolhidas amostras de solos em 6 municípios da Província da Huíla, a fim de caracterizar estes geomateriais utilizados na produção de adobes, através de ensaios no laboratório que permitiram quantificar diversos parâmetros, nomeadamente a granulometria, a consistência, expansibilidade, compacidade, resistência e durabilidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/22339
ISBN: 978-989-98832-8-4
978-989-98832-9-1
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
6875.pdf427.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois