Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21987
|
Title: | Avaliação do Impacte da Distância entre a Residência Familiar e o Estabelecimento de Ensino no Desempenho Escolar dos Alunos - o caso da Universidade de Évora |
Authors: | Vieira, Carlos Vieira, Isabel Raposo, Luís |
Editors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes Pratas |
Keywords: | desempenho na educação distância geográfica |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Edições Pedago |
Citation: | Vieira, C., Vieira, I. e Raposo, l. (2017) Avaliação do Impacte da Distância entre a Residência Familiar e o Estabelecimento de Ensino no Desempenho Escolar dos Alunos - o caso da Universidade de Évora, em Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico (eds.) Didáticas do Alentejo, Edições Pedago, Colecção Educação, Território e Desenvolvimento Local, pp. 181-202 |
Abstract: | O grau de dispersão das instituições de ensino superior nos territórios nacionais tem consequências económicas e sociais muito relevantes. Está provado que a presença destas instituições dinamiza a economia das regiões que as acolhem, não só pela via da formação de recursos humanos e produção de conhecimentos, mas também pela criação directa e indirecta de postos de trabalho. Do ponto de vista pessoal, a proximidade a uma instituição de ensino superior aumenta a probabilidade de continuar a estudar após o ensino secundário, em especial para quem pertence a estratos sociais relativamente desfavorecidos. Existe também evidência empírica para outros países que mostra que a distância entre a residência e a instituição de ensino superior influencia a taxa de abandono precoce e o tempo que os estudantes demoram a concluir a licenciatura. Uma outra questão que colocamos neste estudo, que não é habitualmente analisada, é se esta proximidade também afecta o desempenho escolar dos alunos, medido pela nota média de licenciatura. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21987 |
ISBN: | 978-989-8655-74-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|