|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21958
|
Title: | Liderança e dinâmicas de organização e gestão de departamentos curriculares: um estudo num agrupamento de escolas |
Authors: | Safara, Natalina Maria Bagulho |
Advisors: | Fialho, Isabel José |
Keywords: | Dinâmicas de organização e gestão Departamentos curriculares Perceções e práticas Liderança Coordenadores de departamento Dynamics of organization and management Curricular departments Perceptions and practices Leadership Department coordinators |
Issue Date: | 27-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Na última década, as escolas têm assistido a profundas mudanças, algumas iniciadas anteriormente, como o agrupamento de escolas e o processo de autonomia, outras mais recentes, como a liderança unipessoal do diretor e a emergência das lideranças intermédias, com os coordenadores de departamento. O presente estudo debruça-se sobre algumas dessas mudanças. Foi realizado num mega agrupamento de escolas e procurou compreender a forma como os docentes percecionam a liderança e as dinâmicas de organização e gestão nos departamentos curriculares. Participaram no estudo os docentes que lecionam o segundo e o terceiro ciclo e o ensino secundário. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário aos docentes, inquérito por entrevista aos coordenadores de departamento e documentos do agrupamento, designadamente atas de conselho de departamento e regulamento interno. A análise dos dados dos questionários efetuou-se estatisticamente com recurso ao software SPSS. Para as entrevistas e documentos procedemos à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelaram que os docentes consideram a composição dos seus departamentos adequada, relativamente ao número de professores que os integram e aos grupos/áreas disciplinares que deles fazem parte, e têm uma opinião globalmente favorável dos seus coordenadores. Contudo, subsistem constrangimentos no que se refere à interação entre os grupos disciplinares, no seio dos departamentos, e à interação entre os vários departamentos. Os hábitos de trabalho colaborativo estão presentes sobretudo nos grupos/áreas disciplinares. A liderança dos coordenadores é percecionada por todos como “democrática” mas os coordenadores nem sempre se assumem como líderes e apontam algumas dificuldades na coordenação dos departamentos: a falta de coesão e a difícil relação entre os elementos do departamento, a distância física entre as duas escolas em estudo e o pouco tempo de redução da componente letiva para o desempenho das funções; LEADERSHIP AND DYNAMICS OF ORGANIZATION AND MANAGEMENT OF CURRICULUM DEPARTMENTS - A STUDY IN A GROUP OF SCHOOLS
ABSTRACT:
In the last decade, schools have seen profound changes, some of which have begun earlier, such as school clustering and the autonomy process, and more recent ones such as the director's sole leadership and the emergence of middle managers, the department coordinators. The present study looks at some of these changes. It was carried out in a mega grouping of schools and sought to understand how teachers perceive the leadership and the dynamics of organization and management in the curriculum departments. Participants in the study were teachers teaching the second and third cycle and upper secondary education. Data were collected through a questionnaire survey of teachers, an interview survey of department coordinators and grouping documents, namely departmental council minutes and internal regulations. The data of the questionnaires were analyzed statistically with SPSS software. For the interviews and documents we proceed to content analysis. The results of the study showed that teachers consider the composition of their departments to be adequate, in terms of the number of teachers who are part of them and the disciplinary groups / areas that are part of them, and have a generally favorable opinion of their coordinators. However, there remain constraints regarding the interaction between disciplinary groups within departments, and the interaction between the various departments. The habits of collaborative work are present mainly in the groups / disciplinary areas. Coordinators' leadership is perceived by all as "democratic" but coordinators do not always assume leadership and point to some difficulties in coordinating departments: the lack of cohesion and the difficult relationship between departmental elements, the physical distance between the two schools in study and the short time of reduction of the teaching component for the performance of the functions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21958 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|