Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21873
|
Title: | DUAS EXPERIÊNCIAS DIFERENTES COM ENSINO EM REGIME DE “E-LEARNING” |
Authors: | Duque, Maria Rosa |
Keywords: | Novas tecnologias E-learning Preparação exigida aos alunos Conteúdos programáticos |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | CUICIID 2017 |
Citation: | Duque, M.R.;2017.Duas experiências diferentes com ensino em regime de “e-learning. Actas del Congreso CUICIID 2017. Área temática “Docencia 4 -Las TT.II.CC. y la enseñanza”, pag 997, 25 e 26 de Outubro de 2017. ISBN: 978‐84‐697‐4542‐7 |
Abstract: | Depois de introduzir, em aulas presenciais, as novas tecnologias de informação e comunicação, surgiu a oportunidade de trabalhar com alunos a distância (regime de e-learning). O objectivo do presente trabalho é apresentar os problemas surgidos e resultados obtidos em duas tentativas diferentes de utilização deste método de trabalho.
O primeiro trabalho consistiu na leccionação de parte de uma disciplina integrada num curso de Mestrado. Grande parte dos alunos inscritos neste curso encontrava-se a trabalhar em locais afastados da Escola que leccionou o curso. A escolha do tipo de ensino apresentado constituía a oportunidade necessária para poderem continuar os seus estudos. O curso já tinha funcionado, em anos anteriores, em regime presencial. O que foi feito consistiu em alterar o tipo de leccionação, mantendo-se os mesmos objectivos, calendário escolar e conteúdos programáticos.
O segundo trabalho tinha características completamente distintas. Tratava-se de um curso livre, com conteúdo programático elaborado tendo em conta o tipo de ensino a ministrar. Tratandose de um curso livre, ele poderia, teoricamente, ser frequentado por qualquer pessoa. Atendendo a que iria ser necessário trabalhar com computadores, entendemos que, na publicitação do curso referido, deveriam ser contactados preferencialmente lares e/ou associações de professores aposentados. O curso não chegou a funcionar devido a número reduzido de alunos pré-inscritos.
O presente trabalho descreve e caracteriza as duas experiências e alunos envolvidos, fazendo uma análise dos resultados obtidos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21873 |
Type: | article |
Appears in Collections: | FIS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|