Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21793
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a organização dos espaços e do tempo como promotores de experiências e aprendizagens para as crianças |
Authors: | Parreira, Marta Filipa Caeiro |
Advisors: | Mendonça, Maria da Assunção da Cunha Folque de |
Keywords: | Espaço Tempo Rotinas Organização Educação de infância Space Time Routines Organization Childhood education |
Issue Date: | 29-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-infância, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo a obtenção do grau de mestre. A minha prática foi realizada na valência de creche e na valência de jardim-de-infância.
Este trabalho procurou compreender como a organização da sala e materiais, e rotina pedagógica potenciavam o desenvolvimento das experiências e aprendizagens significativas das crianças. Foi construído um quadro teórico com o objetivo de aprofundar a presente temática e saberes relativamente à qualidade da organização dos espaços e do tempo.
A metodologia realizada procurou responder a objetivos delineados e a recolha de dados aconteceu através da observação participante, do preenchimento de instrumentos de avaliação e na elaboração de reflexões, notas de campo e planificações descritas no dossiê de formação.
Refletimos neste relatório sobre a intervenção ao nível do espaço e materiais bem como na organização das atividades na rotina pedagógica de forma a proporcionar aprendizagens nas diversas áreas das salas e momentos de qualidade no dia-a-dia.
Os resultados desta intervenção reforçam a ideia de que a organização das salas e do tempo interferem nas experiencias das crianças e constituem-se assim como uma dimensão central da pedagogia da educação de infância; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The organization of space and time and children's learning experiences.
Abstract:
This report accounts for the supervised teaching practice in crèche and pre-school, part of the masters in pre-school education, aiming at obtaining the master’s degree. My practice was carried out in sursery and pre-school rooms.
This work sought to understand the role of special and material organization of the classroom and its pedagogical routine in the development of - children experiences and meaningful learning. A theoretical frame work was built the with purpose of underpinning the theme of practice research and knowledge regarding the Quality of the organization of spaces and time.
The methodology sought to respond to the objectives outlined and the date collection through various techniques.
The analysis of the pedagocial intervention in the organization of space and time highlighted its relationship with young children`s learning.
The results of this pedagogical intervention reinforce the organization of spaces and materials as well as of the time are key elements of the pedagogy in the early years. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21793 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|