|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/21781
|
Title: | Perspetivas sobre a coordenação/de departamento: um estudo em jardins de infância da rede pública e IPSS |
Authors: | Rosa, Vanda Isabel Bolou |
Advisors: | Fialho, Isabel José |
Keywords: | Educação pré-escolar Educadores de infância Coordenação pedagógica Liderança SupervisãoPre-school education Childhood educators Pedagogical coordination Leadership supervision |
Issue Date: | 27-Nov-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Edu-cação - Supervisão Pedagógica, tendo como tema: Perspetivas sobre a coordenação pedagógica/de departamento: um estudo em jardins de infância da rede pública e IPSS.
Este tema surgiu na sequência de um questionamento contínuo sobre o papel dos coordenadores pedagógicos na vida escolar, quais as funções que estes desempenham, que liderança assumem no que se refere á gestão escolar, e supervisão, quais serão efe-tivamente os contributos do coordenador pedagógico/de departamento no desenvolvi-mento da profissionalidade dos educadores de infância e será que existem diferenças no desempenho desta função, entre a rede pública e as IPSS`s?
Através deste estudo procurámos responder a estas questões, a partir das perce-ções e das práticas de quatro educadoras de infância com funções de coordenação, estando duas a exercer a sua atividade em jardins de infância da rede pública e as outras duas em IPSS´s (Instituição Particular de Solidariedade Social). Também participaram no estudo, educadoras de infância que estavam a trabalhar sob a coordenação destas quatro coordenadoras, com o intuito de conhecer as suas perspetivas sobre a coordena-ção pedagógica/de departamento e a influência ou contributo no desenvolvimento da sua profissionalidade.
Para o efeito, recorremos a uma abordagem de natureza essencialmente qualita-tiva, com recurso às técnicas de inquérito por entrevista semiestruturada e questionários com perguntas semiabertas. A grande conclusão que retiramos do nosso estudo remete-nos para o facto de as coordenadores de departamento/pedagógico de ambos os contextos, rede pública e IPSS, desempenharem funções de liderança e supervisão, proporcionando momentos de trabalho colaborativo contribuindo desta forma para o desenvolvimento profissional do seu grupo de trabalho; Abstract:
Perspectives on pedagogical / department coordination: a study in public and IPSS preschools.
The present work was elaborated within the scope of the Master in Educational Sciences - Pedagogical Supervision, with the following theme: Perspectives on pedagogical / department coordination: a study in public and IPSS preschools.
This theme emerged from a continuous questioning about the role of pedagogical coordinators in school life, what roles they play, what leadership they take with regard to school management, and supervision, what will be the contributions of the pedagogical/ department coordinator in the development of childhood educators’ professionalism and if there are differences in terms of the performance of this function between public network and the IPSS`s?
Through this study, we sought to answer these questions, based on the perceptions and practices of four preschools teachers, with coordination functions, two in public preschools and the other two in IPSS (Private Institution for Social Solidarity). Also participating in the study were preschool teachers who were working under the coordination of these four coordinators, in order to know their perspectives on pedagogical / department coordination and its influence or contribution in the development of their professionalism.
To that end, we mainly used a qualitative approach, using semi-structured interview survey techniques and questionnaires with semi-open questions.
The great conclusion we draw from our study is that the department/ pedagogical coordinators of both contexts, public network and IPSS, perform leadership and supervision functions, providing moments of collaborative work, thus contributing to the group professional development. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21781 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|