Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21609

Title: Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy
Other Titles: ERASMUS student mobility in the European Union: an application of the fuzzy method
Authors: Rego, Conceição
Dionísio, Andreia
Ramos, Isabel Joaquina
Lucas, Maria Raquel
Baltazar, Maria da Saudade
Freire, Maria
Editors: FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
Keywords: Método fuzzy
Ensino Superior
ERASMUS
Mobilidade de Estudantes
Desenvolvimento Territorial
Issue Date: Dec-2017
Publisher: FORGES-Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e regiões de Língua Portuguesa
Citation: Rego, C., Dionísio, A., Ramos, I. J., Lucas, M. R., Baltazar, M. S., Freire, M. (2017). Mobilidade de estudantes ERASMUS na União Europeia: uma aplicação do método fuzzy. In Actas 7ª Conferência FORGES – O Papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa, 29, 30 novembro e 1 dezembro. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: As Instituições de Ensino Superior (IES) estão entre as mais relevantes instituições da União Europeia, contribuindo, entre outros, para a melhoria do conhecimento e do capital humano, para a criação e disseminação de conhecimento científico bem como para a promoção de inovação e maior desenvolvimento tecnológico. A mobilidade de estudantes e docentes entre instituições e países é um fator que promove a aproximação entre os países, entre sistemas de ensino superior e um maior conhecimento das respetivas características, necessidades e potencialidades. Desde os anos 80 que a proximidade entre os estudantes deste nível de ensino, nos países membros da União Europeia, se tem vindo a reforçar através da mobilidade de estudantes, designadamente por via do programa ERASMUS. Num primeiro momento, este estudo pretende analisar a existência de correlações entre as características dos diferentes países de acolhimento e os fluxos de estudantes ERASMUS que se dirigem a cada país. Os dados usados neste estudo são relativos i) às características do sistema de ensino superior nos países da União Europeia, ii) fluxos de estudantes ERASMUS, iii) características económicas e sociais dos países da União Europeia. Os dados foram analisados com recurso a métodos de estatística descritiva bem como à metodologia fuzzy que visa conhecer as condições necessárias e suficientes relativas à atratividade dos países da União Europeia bem como dos fluxos de estudantes ERASMUS. Os resultados já obtidos permitem verificar a correspondência entre os fluxos de estudantes ERASMUS com as características sócio económicas bem como com as características do sistema de ensino superior. Considerando os resultados obtidos, discutiremos as possibilidades bem como as vantagens/desvantagens da conceção de um programa de mobilidade semelhante ao ERASMUS no espaço da lusofonia. //// Higher education institutions are among the most important institutions of the European Union countries. These institutions contribute, inter alia, to the improvement of the academic training, the creation and dissemination of scientific knowledge and the promotion of innovation and technological development. The mobility of students and teachers promotes a stronger liaison and cooperation between countries and higher education systems as well as a better knowledge of their characteristics, weaknesses and potentialities. Since the 1980s, the proximity between students, at this education level, in these countries has been reinforced through mobility programs, including the ERASMUS program. This research intends to analyse the existence of correlations between the characteristics of the different host countries and the ERASMUS student’s flows that they host. The research question that underlies this study is: The size of the higher education system is related to the characteristics of the country and the attractiveness of both is proportional? Data used in this research are relating to (i) the characteristics of higher education systems in European Union countries, ii) ERASMUS student flows, iii) economic e social characteristics of the European Union countries. The data are analysed using descriptive statistics methods and with the fuzzy methodology that aims to know the necessary and / or sufficient conditions of the attractiveness of the countries in relation to the ERASMUS students flows. Considering the results obtained, we will discuss the possibilities and the advantages / disadvantages of designing a mobility program similar to ERASMUS in the Portuguese- speaking world.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21609
ISBN: 978-989-97890-7-4
Type: article
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