Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21582

Title: Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal
Authors: Simões, José
Melo, Madalena
Editors: Lopes, Dinis
Garrido, Margarida
Keywords: Doutoramento
Doutor
Relação de orientação
Desenvolvimento pessoal
Issue Date: Nov-2017
Publisher: Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)
Citation: Simões, J. & Melo, M. (2017). Ser estudante de doutoramento: A relação de orientação e a perceção de desenvolvimento pessoal. Psicologia, 31 (2), 237-242 (Atas do IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia)
Abstract: O presente estudo procurou analisar o impacto da relação de orientação doutoral (ao nível do tipo de relação e qualidade percebida da relação) na perceção de desenvolvimento pessoal (em termos de ganhos e perdas). Participaram neste estudo 308 estudantes de doutoramento de três universidades portuguesas. Foram utilizados três questionários: Questionário de Interação Estudante-Orientador/a (QIEO, acerca do tipo de relação; adaptado de Mainhard, van der Rijst, van Tartwijk, & Wubbels, 2009); Questionário de Relação com o/a Orientador/a (QRO, acerca da qualidade da relação; Melo, 2000) e o Questionário Processo de Doutoramento: Ganhos e Perdas (PDGP, sobre a perceção de ganhos e perdas desenvolvimentais; adaptado de Melo, 2000). Foram encontradas relações de influência entre a qualidade da relação e o tipo de relação sobre a perceção de ganhos e perdas.
URI: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348
http://hdl.handle.net/10174/21582
ISSN: 2183-2471
Type: article
Appears in Collections:PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Simões & Melo (2017) Ser estudante de doutoramento (Psicologia, Atas IX SNIP, 31(2), 237-242) .pdf203.08 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois