Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21580

Title: Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems).
Authors: Edgar Galindo
Issue Date: 2017
Citation: Edgar Galindo. Treino de competências académicas e pre-académicas em crianças com problemas escolares (Training academic and pre-academic skills in children with school problems). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 10, 1-5, 2017.
Abstract: O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados obtidos na aplicação de procedimentos de treino baseados nas técnicas da Análise Comportamental Aplicada (ACA) a alunos na situação de insucesso escolar. Programas de treino anteriormente aplicados com sucesso a alunos do 1.º ao 3.º ano de escolaridade, foram aplicados nesta investigação a três alunos com problemas de insucesso escolar do 4.º ano de escolaridade. Foram aplicados como instrumentos para medir o desempenho dos alunos o Subteste de Aritmética da WISC-III e as Provas de Avaliação do Método Distema, incluido a prova de Despsite de Dislexia, antes e após a intervenção com técnicas da ACA. Os resultados obtidos mostraram ganhos advancers nas competências de compreensão verbal, leitura, ortografia e Matemática em todos os alunos. Todas as formas de avaliação aplicadas mostraram os mesmos resultados. Foram, assim, replicados os resultados obtidos noutros estudos similares realizados em Portugal. Concluiu-se assim que, uma intervenção de caráter individual baseada nas técnicas da ACA parece melhorar o desempenho escolar de alunos do ensino básico na situação de insucesso escolar. Palavras-chave: desempenho escolar, school failure, Análise Comportamental Aplicada.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21580
Other Identifiers: 2386-7418
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Galindo e Coradinho (2017) Treino de competências.pdf672.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois