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http://hdl.handle.net/10174/21272
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: usar a matemática para as crianças se conhecerem melhor |
Authors: | Filipe, Cátia Rute Baltazar |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Matemática Organizar e trabalhar com dados Estatística Conexões Pré-escolar Mathematics Organize and work with data Statistics Connections Preschool |
Issue Date: | 13-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este relatório traduz a investigação realizada no âmbito da unidade curricular da
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Creche, inserida no
mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade de Évora. Esta investigação decorreu
em dois contextos, tendo sido realizada inicialmente numa sala de creche e
posteriormente, numa sala de jardim de infância. Ambos os contextos pertencem ao
Colégio Obra de São José Operário, em Évora.
A investigação realizada teve como objetivos compreender, analisar e refletir
sobre a forma como as crianças desenvolvem a capacidade de lidar com dados. Desta
forma, pretendeu-se responder às seguintes questões: Como se envolvem as crianças na
recolha dos dados? Como participam na organização e representação dos dados? Como
interpretam os dados organizados para obter conclusões?
Ao longo da investigação foi realizada uma intervenção didática, onde preparei e
orientei uma sequência de tarefas que permitiram às crianças conhecerem-se melhor umas
às outras através da análise de dados, averiguando por exemplo qual o seu tempo
meteorológico preferido.
Em relação às conclusões, evidencio que as crianças conseguiram retirar
conclusões dos dados recolhidos através da sua organização e representação, embora
tenha notado que elas tenham sentido dificuldade em concluir, num dos casos específicos,
as evidências sobre o dado menos escolhidos; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: Use Mathematics for
children to get to know each other better
Abstract:
This report focuses on a research developed on the curricular unit of the
Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Daycare Education, from the
Master in Pre-school Education of the University of Évora. This research was developed
on two contexts, initially in a nursery room and later in a kindergarten room, both at the
Colégio Obra de São José Operário, in Évora.
The objective of the research was to understand, analyze and reflect on how
children develop the capacity to deal with data. In this way, it was intended to answer the
following questions: How children are involved in data collection? How do they
participate in the organization and representation of the data? How do they interpret the
organized data for in order to reach conclusions?
An intentional didactic intervention was planed and put inaction in order to
promote the contact of children with the informal study of situations concerning data
collection and treatment. This enabled the collection of data in both contexts. The analysis
of the data was based on the theoretical references and the initial questions of the
investigation.
In relation to the conclusions, I note that the children have been able to draw conclusions
from the data collected through their organization and representation, although they have
noted that they have found it difficult to conclude, in one of the specific cases, the
evidence on the least chosen data. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21272 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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