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http://hdl.handle.net/10174/21271
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a matemática e a educação alimentar |
Authors: | Lampreia, Raquel Maria Marques |
Advisors: | Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | Matemática Alimentação Conexões Sentido do número Estatística no pré-escolar Mathematics Feeding Connections Order number Statistics and preschool |
Issue Date: | 8-Jun-2017 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório traduz a investigação realizada no âmbito das unidades
curriculares da Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim-de-infância,
inscritas no Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A investigação
decorreu em dois contextos distintos, tendo sido realizada primeiramente numa sala de
Creche e, depois, numa sala de Jardim-de-infância.
Esta investigação teve como objetivo concreto compreender como posso contribuir
para que as crianças utilizem a Matemática para conhecer melhor os alimentos e as suas
práticas de alimentação, em especial recorrendo ao sentido de número e ao lidar com
dados de natureza estatística, de forma a que possam ficar conscientes de como são as
suas rotinas alimentares, quais os alimentos que preferem e rejeitam e qual a sua
qualidade, tendo em vista o desenvolvimento de hábitos de alimentação saudável.
Preparei e conduzi uma sequência de tarefas que permitiram às crianças lidar com
dados, recolhendo, organizando, representando e concluindo sobre, por exemplo, as
preferências alimentares durante as suas refeições nas instituições e nos lanches trazidos
de casa. Das conclusões ressalvo que as crianças conseguiram retirar diversas
aprendizagens relacionadas com a sua alimentação, apoiadas pela recolha de dados, que
sempre conseguiram fazer apoiadas por materiais concretos, pela sua organização e
representação, tendo sido mais fácil a representação em diagramas de Venn do que em
tabelas, e pela interpretação que conseguiram fazer apoiadas pela interação comigo, na
qual foram fundamentais as questões que coloquei, embora se tenha notado dificuldade
em concluir sobre categorias de dados com a mesma frequência; Abstract:
The present report reflects the research developed in the context of
Supervised Teaching Practice in daycare and Kindergarten, inscribed in the Master in
Preschool Education at University of Évora. This research was held in two different
contexts, the first one was performed in a daycare room and later the in a Kindergarten
classroom.
This research had the specific objective to understand how I can help children use
mathematics to learn more about food and their feeding practices, especially using the
sense of number and deal with statistical evidence, so that they can be aware of what food
routines are, what foods they prefer and reject and what their quality is, bearing in mind
the development of healthy eating habits.
Prepared and conducted a task sequence that allowed the children to deal with data
by collecting, organizing, representing and concluding about, for example, food
preferences during your meals in the institutions and in snacks brought from home.
From the conclusions I point out that the children have been able to withdraw
various learning related to your food, supported by data collection, which they have
always been able to do with concrete materials, your organization and representation, and
it has been easier to represent them in Venn diagrams than in Tables, and by the
interpretation they were able to make supported by the interaction with me, in which the
questions I placed were fundamental, although it was noted that it was difficult to
conclude on categories of data with the same frequency. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/21271 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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