Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21240

Title: Na creche também se educa. Um outro olhar na relação educador bebé
Authors: Prudêncio, Maria Felícia
Advisors: Sebastião, Luís Miguel dos Santos
Moreira, Maria Antónia de Magalhães Jardim
Keywords: Bebé
Educador
Currículo
Berçário/creche
Cuidar
Educar
Interação
Relação
Afeto/amor
Baby
Teacher
Nursery
Curriculum
Take
Care
Raise
Educate
Interaction
Relationship
Affection/love
Issue Date: 19-Apr-2016
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: “Na Creche também se Educa-um outro olhar sobre a relação educador/bebé” é um trabalho que faz apelo à tomada de consciência para o universo do bebé, num contexto muito específico: a creche-berçário. Assim, partindo-se do pressuposto de que a construção de relações afetivas positivas beneficia o bem- estar, o equilíbrio e o desenvolvimento do bebé e cientes de que essa construção é também indissociável da interação que, no âmbito da creche-berçário, o educador estabelece com o bebé, criando com o mesmo, um vínculo de amor, elegeu-se como eixo estratégico da presente investigação “ um currículo de amor para a creche”. Acresce referir que a eleição do eixo estratégico mencionado, centrando o objeto de estudo desta investigação na relação de amor que o educador cria com os bebés do seu grupo, que cuida e educa, propõe igualmente uma aturada reflexão sobre a correlação entre o afeto numa etapa primordial da existência humana e o desenvolvimento saudável e harmonioso do bebé, de um ponto de vista físico, emocional e cognitivo, pressuposto essencial para o desenvolvimento de futuras capacidades e comptências essenciais à construção do cidadão equilibrado, sensível, critíco e interativo, que (todos desejamos) deve constituir o substrato das sociedades contemporâneas. Considerando embora que os pais são, por norma, referências incontornáveis na construção dos afetos, entende-se que o educador (que não em substituição), mas numa ótica de complementariedade, deverá, por via dos afetos, acrescentar um valor de qualidade, na sua relação com o bebé. Neste sentido, importa, pois, que o educador esteja ciente da relevância do seu papel, para a saúde e bem-estar do bebé, cujo desenvolvimento equilibrado deve constituir o cerne das preocupações de quem aceita o compromisso de cuidar e educar um bebé. Com base nestes considerandos, procurou-se incidir o estudo no modo como a educadora se relaciona com os bebés do seu grupo, construindo-se, para o efeito, um instrumento, designado “Descritores de Comportamento do Educador de Infância na sala do Berçário- instrumento de avaliação de indicadores de qualidade”, o qual inspirado nos pressupostos teóricos enunciados na Fundamentação Teórica, permite avaliar indicadores de qualidade na relação do educador com os bebés. Cruzaram-se, ainda, os resultados emergentes da sua aplicação com os das entrevistas, dando corpo às conclusões do presente estudo, que apontam para uma proposta de currículo para a creche. Em suma, tratando-se de um trabalho que, conscientemente, apresenta riscos vários, podendo-lhe ser imputadas acusações de vária ordem, nomeadamente as de que incorre em subjetivismos e/ou que enferma de especulações filosóficas inconsistentes, impõe, todavia, como centro da relação educador/bebé o “superior interesse da criança”, não propriamente em matéria judicial, mas no que concerne ao amor que lhe é devido e que deve constituir a matriz de atuação do educador e do cuidador; ABSTRACT "In day-care centers we also educate - another look at the relationship educator / baby" this is a work that calls for an increasing awareness towards the babies’s universe, in a very specific context: the day-care/nursery”. Therefore, accepting that the building up of positive and affective relationships benefits the babie’s well-being, balance and development, it was elected like strategic axis of the present investigation “a love curriculum for the day-care center.” It should also be pointed out that the strategic axis mentioned has two very important lines of force: one it focuses on the love relationship that the educator creates with his group of babies whom he cares for and educates and the other one, proposes an intense reflection on the correlation between the affection, in a primary stage of human existence, and the healthy and harmonious development of the baby from a physical, emotional and cognitive point of view. These assumptions are essential for the development of future skills and essential competences for the construction of a balanced, sensitive, critical and interactive citizen, that (we all desire) should be the substratum of contemporary societies. Considering that parents, as a rule, are unavoidable references in the construction of affections, it makes sense that the educator should add a quality value in his relationship with the baby, through the affections, not a replacement, but in a complementary perspective. In this sense, it is important for the educator to be convinced of the relevance of his role to the health and well-being of the baby, whose balanced development must be at the heart of the concerns of those who accept the commitment to look after and educate the baby. Based on recitals, the study focused on how the educator interact with her children’s group. For this purpose, a tool designated "Descriptors of Behavior of the Childhood Educator in the nursery - evaluation of quality indicators tool," was built. Inspired by the theoretical assumptions presented on the Theoretical Foundation, this tool allows to evaluate quality indicators in the relationship of the educator with the babies. Later, these results were cross-checked with the interviews, embodying the conclusions of the present study, which point to a curriculum for day care centers proposal. In conclusion, given that we acknowledged that this work presents several risks, and may be pointed with different kind of charges, namely regarding the subjectivism and/or suffering of inconclusive and philosophical speculations. However, as the center of the educator/baby relationship, it imposes the "superior interest of the child", not in a judicial matter, but particularly in relation to the love that is due to him and must be placed at the matrix of action of the educator and the caregiver.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21240
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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