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Title: Avaliação da literacia científica da população residente nas freguesias urbanas da cidade Évora sobre a flora autóctone: uma abordagem com vista ao Museu Virtual da Biodiversidade (MVBIO)
Authors: Almeida, Sara Raquel Vaz Correia de
Advisors: Araújo, Jorge
Costa, Rosalina
Keywords: Biodiversidade
Comunicação científica
Educação científica
Literacia científica
Conservação
Biodiversity
Scientific communication
Scientific education
Scientific literacy
Conservation
Issue Date: 9-Jun-2017
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo tem como objectivo avaliar os conhecimentos da população residente na cidade de Évora sobre a biodiversidade urbana, nomeadamente, a flora autóctone. Recolheram-se os dados através de um inquérito por questionário, hetero-administrado, dirigido a uma amostra da população residente nas freguesias urbanas: identificação visual das espécies; designação comummente atribuída; habitat e estado de conservação; identificação das principais fontes de conhecimento sobre as espécies e identificação de usos, benefícios, riscos e/ou malefícios que lhes estão associados. Os resultados obtidos permitem concluir que a população conhece mais frequentemente espécies arbóreas, que o conhecimento é influenciado de forma mais expressiva pela faixa etária e pela área de residência e que a população associa mais benefícios do que malefícios às espécies identificadas. No contexto do Museu Virtual da Biodiversidade, os resultados obtidos possibilitam a criação de métodos de divulgação mais eficazes no que diz respeito à flora, o que, em última instância poderá ter um impacto positivo ao nível da literacia científica; ABSTRACT: Assessment of the scientific literacy of the dwellers in the urban parishes of Évora city about the autochthonous flora. An approach to the Virtual Museum of Biodiversity. This study aims to evaluate the knowledge of the resident population in the city of Évora about urban biodiversity, namely, native flora. The data were collected through a questionnaire survey, hetero-administered, directed to a sample of the population residing in urban parishes: visual identification of species; Commonly assigned designation; Habitat and conservation status; Identification of the main sources of knowledge about the species and identification of uses, benefits, risks and / or harm associated with them. The results obtained allow us to conclude that the population is more familiar with tree species, that knowledge is more significantly influenced by the age group and the area of residence, and that the population associates more benefits than harm to the species identified. In the context of the Virtual Museum of Biodiversity, the results obtained allow the creation of more effective methods of dissemination about flora, which, ultimately can have a positive impact on scientific literacy.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21238
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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