Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21174

Title: A agricultura e os sistemas de Produção do Alentejo: Breve caracterização da sua evolução, situação atual e perpectivas
Authors: Marques, Carlos
Carvalho, Mário
Editors: Página a Página
Keywords: Alentejo
Caracterização
Sistemas de Produção
Prioridades Políticas
Agricultura
Issue Date: 2017
Publisher: Página a Página
Citation: Marques, Carlos e Carvalho, Mário (2017). A agricultura e os sistemas de produção do Alentejo. Em posse e uso da terra: Caracterização do da Agricultura do Alentejo. Cadernos Poder Local, Edição Página a Página, Divulgação do Livro SA, ISBN: 978-972-8140-48-9, p.15 a 52.
Abstract: Este artigo é uma breve caracterização da situação atual da agricultura e dos sistemas de produção da região do Alentejo e da sua evolução, performance e perspectivas. A agricultura Alentejana é caracterizada numa abordagem de sustentabilidade em termos económicos, sociais e ambientais reconhecendo a sua multifuncionalidade enquanto sector produtor e abastecedor de matérias-primas e bens alimentares, gerador de riqueza e bem-estar social e fornecedor de bens públicos, desde logo de sustentação do território regional. Os principais sistemas de produção agrícola e a sua evolução são analisados nessa óptica. Serão também analisados os principais constrangimentos de contexto, à sustentabilidade dos sistemas extensivos, que predominam no Alentejo e são os mais relevantes no que diz respeito ao fornecimento de bens públicos. Na análise abordam-se as implicações para o futuro em termos tecnológicos, socioeconómicos e ambientais, incluindo as necessárias às transformações tecnológicas indispensáveis para a melhoria da sustentabilidade dos sistemas extensivos, nomeadamente da recuperação da fertilidade dos solos e da complementaridade entre o sequeiro e o regadio, da organização dos produtores, em especial no estabelecimento e desenvolvimento das fileiras e mercados de produtos alimentares e da importância da orientação das políticas públicas para a agricultura e desenvolvimento rural.
URI: http://hdl.handle.net/10174/21174
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
GES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A Posse e uso sa Terra.pdf155.07 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois